Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14884

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e ensino secundário realizado nas escolas: ES3 Diogo de Gouveia e agrupamento EBI Mário Beirão, ambas em Beja: a narrativa visual e a representação interpretativa: o contributo das novas tendências da ilustração para o pensamento crítico nos adolescentes
Authors: Mestre, Célia Patrícia Teixeira
Advisors: Charréu, Leonardo
Keywords: Ilustração
Pensamento crítico
Narrativa visual
Literacia visual
Illustration
Critical thinking
Visual narrative
Visual literacy
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Propor ao aluno formas de valorização do pensamento crítico em relação a si e ao que o rodeia foi um dos referenciais para a Prática de Ensino Supervisionada descrita neste documento. Ao longo deste relato de experiência pedagógica, a tónica manteve-se nas competências relativas à capacidade do aluno para definir planos de trabalho com vista à solução dos enunciados propostos. Os alunos foram motivados para o desenvolvimento de competências que lhes permitiram delinear previamente objectivos a atingir, desenvolver mecanismos de autonomia na resolução de problemas, equacionar soluções e avaliar processos e resultados. Para as práticas pedagógicas aqui descritas propôs-se preparar o aluno para a criação de metodologias de trabalho - individual e de grupo – fomentando a sua autonomia e segurança para que as possa reproduzir e aplicar noutras aprendizagens e desempenhos; ABSTRACT:Propose ways of valuing the student's critical thinking about themselves and what surrounds them was one of the benchmarks for the Supervised Teaching Practice described in this document. Throughout this report of teaching experience, the focus remained on the skills and the ability to define work plans that seek for solutions for assigned tasks. Students were encouraged to develop skills that allowed them to draw objectives in advance, to develop mechanisms of autonomy in solving problems, to consider solutions and evaluate processes and outcomes. The pedagogical practices described herein were meant to prepare the students for the establishment of working methods - individual and group - encouraging their independence and self-assurance so they apply them in other learning and accomplishments.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14884
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório PES.pdf7.78 MBAdobe PDFView/Open
Arquivo 15_Currículo Nacional do Ensino Básico.pdf875.5 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 14_Projecto Curricular de Turma_8º A.pdf274.57 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 13_Regulamento Interno_EBI Mário Beirão.pdf780.46 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 12_Projecto Educativo_EBI Mário Beirão.pdf940.57 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 11_Programa_Colóquio_arte.po.int.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open
Arquivo 10_Projecto Curricular_ESDG.pdf271.2 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 9_MinEduc_DL_n.º 74_2004.pdf280.57 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 8_Programa Desenho A_11º_12º Ano.pdf83.91 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 7_Programa Desenho A_10º Ano.pdf101.52 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 6_Ass_Rep_DL_n.º 85_2009.pdf170.3 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 5_Projecto Educativo_ESDG.pdf225.21 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 4_MinEduc_DL_n.º 75_2008.pdf323.85 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 3_Regulamento Interno_ESDG.pdf579.58 kBAdobe PDFView/Open
Arquivo 2_Anuário Estatístico da Região Alentejo 2010.pdf3.66 MBAdobe PDFView/Open
Arquivo 1_Censos 2011_Resultados Provisórios.pdf2.9 MBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 36.pdf15.19 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 35.pdf103.61 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 34.pdf111.13 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 33.pdf4.1 MBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 32.wmv45.39 MBMicrosoft VisioView/Open
Anexo Digital 31.pdf137.35 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 30.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 29.pdf188.12 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 28.pdf148.5 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 27.pdf66.38 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 26.pdf98.33 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 25.pdf91.78 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 24.wmv7.8 MBMicrosoft VisioView/Open
Anexo Digital 23.pdf24.75 MBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 22.pdf126.74 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 21.wmv14.99 MBMicrosoft VisioView/Open
Anexo Digital 20.wmv21.4 MBMicrosoft VisioView/Open
Anexo Digital 19.pdf4.72 MBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 18.pdf105.88 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 17.pdf112.69 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 16.wmv7.13 MBMicrosoft VisioView/Open
Anexo Digital 15.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 14.pdf10.98 MBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 13.pdf80.47 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 12.pdf113.92 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 11.pdf86.05 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 10.pdf133.59 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 9.pdf13.92 MBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 8.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 7.pdf122.79 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 3.pdf5.1 MBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 2.pdf163.69 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 1.pdf115.69 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 6.pdf189.13 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 5.pdf101.41 kBAdobe PDFView/Open
Anexo Digital 4.pdf78.17 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois