Abstract: | Este relatório refere-se à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvida na Escola Secundária/3 da Rainha Santa Isabel, em Estremoz, durante o ano lectivo de 2010/2011, sob a orientação da Professora Doutora Ângela Balça.
Este ano correspondeu a um momento importante, uma vez que permitiu o desenvolvimento de práticas lectivas em situação real de ensino-aprendizagem, sob orientação de professores mais experientes. O trabalho desenvolvido e a reflexão sobre o mesmo constituíram um marco no nosso desenvolvimento profissional.
Conscientes de que o processo de ensino-aprendizagem é complexo e que o aluno é o centro desse processo, no presente relatório são abordados os cinco aspectos estruturantes: preparação científica, pedagógica e didáctica; planificação e condução de aulas e avaliação das aprendizagens; análise da prática de ensino; participação na escola e desenvolvimento profissional; ### ABSTRACT:
This written paper corresponds to the curricular unit Practice of Supervised Teaching, in the Course of Master Studies in the Teaching of Portuguese and Spanish, developed in the Secondary/3 School of Rainha Santa Isabel, in Estremoz, during the school year of 2010/2011, under the supervision of Professora Doutora Ângela Balça.
This year was a very important moment, since it allowed us the development of the teaching practice in real teaching-learning situations, under the guidance of more qualified teachers. The practice and the reflexion about it were a turning point in our professional development.
We are aware that the teaching-learning process is complex and that the student is the heart of this process and, having this in mind, this written paper refers to five main areas: scientific, pedagogical and teaching preparation; planning and conducting the lessons and evaluating the learning; participation in the school and professional development. |