Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14859

Title: Prática supervisionada em educação pré-escolar: a transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
Authors: Santos, Sara Vidinha Cruz
Advisors: Godinho, Maria de Fátima
Keywords: Educação pré-escolar
Continuidade
Transição ecológica
Adaptação
Articulação
Pre-school education
Continuity
Ecological transition
Adaptation
Articulation
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como temática «A transição do pré-escolar para o 1º Ciclo». Com este pretendi compreender como se processa a transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico e qual o papel do educador neste processo. Procurei também demonstrar o quanto é importante existir continuidade e articulação entre estas duas etapas do processo educativo. A fundamentação teórica do tema centrou-se na perspetiva ecológica do desenvolvimento humano de Bronfenbrenner, abordando o conceito de transição ecológica. Ao longo deste relatório também fiz uma descrição e reflexão da minha prática, tornando visível o processo de construção da minha profissinalidade enquanto futura educadora. Enquadrando-me numa metodologia de investigação-ação, serão abordados alguns instrumentos que suportaram a minha ação educativa; ABSTRACT: This report was compiled in the context of the curricular unit "Teaching Practices" of the degree of Pre School Education and its theme is "The transition of Pre School to the 1st Primary School" With this report I intended to understand how is made the educational transition from pre-school to the 1º cycle of basic teaching and the role of the educator in this process. I've also tried to demonstrate the importance of continuity between these two stages of the educational process and how they interact with one another. Thus, proving that this synchronization between these two processes promotes a good adaptation to the new environment. The theoretical bases of this theme are focused on the ecological perspective of the human development according to Bronfenbrenner, approaching the concept of ecological transition. In the length of this report, I've also included a description and reflection on my practice, with the support of some of the instruments that supported me. These are fit under the section of Methodology of Action-Research.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14859
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
corpo do relatório de estágio.pdfFicheiro principal833.46 kBAdobe PDFView/Open
capa - relatório final.pdf186.67 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 7 Dados PIP e PQA.pdf193.42 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 6 - PIP PERFIL DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA (1).pdf348.97 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 5 Fotografias do projeto das plantas.pdf810.14 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 4Sala de jardim de infância.pdf635.51 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 4 Sala de creche.pdf477.39 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 Planta da sala de jardim de infância.pdf183.73 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 Planta da sala de creche.pdf172.05 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 2- planificação semanal.pdf226.63 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 2- planificação semanal creche.pdf148.04 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 2- planificação diária.pdf245.88 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 2- planificação diária creche.pdf246.07 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 1Questionário às crianças.pdf183.54 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 1 Questionário à educadora.pdf199.57 kBAdobe PDFView/Open
Sumario_dos_dados.pdf17.51 kBAdobe PDFView/Open
Qualificacoes_Profissionais_e_Desenvolvimento_Profissional-1.pdf129.41 kBAdobe PDFView/Open
PQA_-_paginas_iniciais-1.pdf36.84 kBAdobe PDFView/Open
Planos_e_Rotinas.pdf93.53 kBAdobe PDFView/Open
Observacao_e_Planificacao.pdf50.18 kBAdobe PDFView/Open
Interaccao_Adulto-Crianca.pdf65.08 kBAdobe PDFView/Open
Gestao_do_programa.pdf137.14 kBAdobe PDFView/Open
Envolvimento_Parental-1.pdf58.94 kBAdobe PDFView/Open
Ambiente_Fisico-1.pdf89.59 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois