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http://hdl.handle.net/10174/13274
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Title: | Educação ambiental e políticas públicas: um estudo de caso em uma escola pública na Amazônia brasileira |
Authors: | Silva, Maria do Rosário Duarte |
Advisors: | Oliveira, Vítor José Martins de Silva, Marilena Loureiro da |
Keywords: | Educação ambiental Políticas públicas Escolas sustentáveis Environmental education Public politics Sustainable schools |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | O objetivo deste trabalho foi investigar o nível de aplicabilidade dos princípios básicos da Lei 9.795/99 (PNEA), nas práticas de uma escola pública, situada Amazônia brasileira, através de um estudo de caso e do método crítico-dialético, com abordagem quanti-qualitativa. Utilizamos as técnicas de pesquisa de campo e documental, entrevistas, questionário, e mapas mentais. Os resultados revelaram a ausência de aplicabilidade da Lei 9.795/99 na prática da escola alvo do estudo. Isso pode ser reflexo da falta de compreensão epistemológica da Educação Ambiental, corroborando com os problemas constatados na instituição, todavia os resultados obtidos constituem-se como excelentes indicativos para futuras intervenções, essencialmente a implantação das escolas sustentáveis; ABSTRACT:
Environmental Education and Public Politics: a case study in a public school of Brazilian Amazon.
The aim of this study was to investigate the level of applicability of basic principles of the 9.795/99 (PNEA), law in the practice of public School of Brazilian Amazon through a case study and a critical-dialectical method with a qualitative and quantitative approach. Research techniques of field survey, documentary, structured interviews, questionnaires and mental maps were used. The results reveal no applicability of the 9.795/99 law in practice of target school in study. It can be due the epistemological miscomprehension of environmental education, corroborating for the problems found in institution, however the results are excellent indicatives to future intervention, primarily the implantation of sustainable schools. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/13274 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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