Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11416

Title: Liderança e cultura organizacional: o impacto da liderança do diretor na(s) cultura(s) organizacional(ais) escolar(es)
Authors: Caixeiro, Cristina Maria Bicho Alpalhão
Advisors: Verdasca, José Cortes
Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Keywords: Reforma sistema educativo
Cultura organizacional escolar
Liderança escolar
Diretor
Education system
Organizational culture
School leadership
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Liderança e cultura organizacional: O impacto da liderança do diretor na(s) cultura(s) organizacional(ais) escolar(es) Os órgãos de governação das escolas públicas constituem atualmente um eixo estruturante das reformas do sistema educativo português tendo sido objeto de múltiplas reestruturações nas últimas décadas. Em rutura com a colegialidade do modelo anterior, a figura do diretor pressupõe uma associação direta entre liderança e eficácia organizacional, preconizando a instituição e/ou à sedimentação de valores gerencialistas (obsessão do controlo da qualidade, da excelência, da responsabilização, da eficácia técnica), os quais conduzirão eventualmente a uma certa conflitualidade com os valores democráticos e participativos inerentes ao contexto escolar. Inscrita nas abordagens qualitativas e interpretativas, esta investigação teve como propósito indagar do impacto da liderança dos diretores na (re)construção da cultura organizacional escolar na tendo como referência unidades orgânicas de diferente tipologia organizacional – escola não agrupada e agrupamentos de escolas. Os resultados obtidos apontam no sentido das lideranças exercidas pelos diretores, dentro das margens de autonomia permitidas pela moldura legislativa, favorecerem determinadas perspetivas da cultura organizacional; ABSTRACT: Leadership and organizational cultures: the impact of principal leadership on school organizational culture(s) The governing organizations of public schools today constitute a structured reform of the Portuguese educational system which has been the object of multiple restructurings in recent decades. In rupture with the collegiality of the previous model, the figure of the principal presupposes a direct association between leadership and organizational effectiveness, preconizing the institution and/or sedimentation of managerial values (obsession with quality control, excellence, responsibility, technical efficiency), which will eventually lead to some conflict with the inherent values in a democratically and participatory school context. Enrolled in qualitative and interpretive approaches, this research aimed to investigate the impact of the principals’ leaderships in the (re)construction of school organizational culture with reference to the units under different organizational typology - nonclustered schools and school clusters. The results point towards the leadership exercised by the principals, within the margins of autonomy allowed by the legislative framework, favouring certain perspectives of organizational culture.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11416
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
APÊNDICE_AE_ FACTOR ANALYSIS.pdf761.56 kBAdobe PDFView/Open
Apêndice MVV_Factor Analysis.pdf907.97 kBAdobe PDFView/Open
ESCALA _COE_APÊNDICE 7.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open
Apêndice_CO_Factor Analysis.pdf988.83 kBAdobe PDFView/Open
MVV_REABILITY.pdf326.08 kBAdobe PDFView/Open
COE_RELIABILITY.pdf441.89 kBAdobe PDFView/Open
COE_REABILITY_2ª EXTRAÇÂO.pdf420.51 kBAdobe PDFView/Open
CO_RELIABILITY.pdf361.21 kBAdobe PDFView/Open
VOLUME II APÊNDICES E ANEXOS.pdf72.22 kBAdobe PDFView/Open
APÊNDICES.pdf72.1 kBAdobe PDFView/Open
Entrevista so Diretor Escola das Artes.pdf154.66 kBAdobe PDFView/Open
Entrevista ao Diretor do Agrupamento das Letras.pdf152.8 kBAdobe PDFView/Open
Entrevista ao Diretor do Agrupamento das Ciências.pdf122.74 kBAdobe PDFView/Open
APÊNDICE kRUSKAL WALLIS_FATORES.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open
APÊNDICE kRUSKAL_Fatores.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open
QUI_QUADRADO.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open
Qui quadrado.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open
Matriz de Correlações.pdf259.89 kBAdobe PDFView/Open
Apêndice MVV_Factor Analysis.pdf907.97 kBAdobe PDFView/Open
ESCALA _COE_APÊNDICE 7.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open
Apêndice_CO_Factor Analysis.pdf988.81 kBAdobe PDFView/Open
APÊNDICE_AE_ FACTOR ANALYSIS.pdf761.56 kBAdobe PDFView/Open
AE_RELIABILITY.pdf320.82 kBAdobe PDFView/Open
AE_REABULITY_ 2ª EXTRAÇÃO.pdf295.82 kBAdobe PDFView/Open
GUIÃO_ENTREVISTA_DIRETORES.pdf89.59 kBAdobe PDFView/Open
GUIÃO_ENTREVISTA_DIRETORES.pdf89.59 kBAdobe PDFView/Open
1 ª VERSÃO QUESTIONÁRIOS A DOCENTES.pdf405.08 kBAdobe PDFView/Open
Março_ Versão1_2_ Questionários Docentes.pdf405.07 kBAdobe PDFView/Open
1 ª VERSÃO QUESTIONÁRIOS A DOCENTES.pdf405.08 kBAdobe PDFView/Open
APÊNDICE1_PEDIDO AUTORIZAÇÃO DIRETORES.pdf59.41 kBAdobe PDFView/Open
APÊNDICE1_PEDIDO AUTORIZAÇÃO DIRETORES.pdf59.41 kBAdobe PDFView/Open
AUTORIZAÇÃO_DGE.pdf87.65 kBAdobe PDFView/Open
ANEXOS.pdf56.52 kBAdobe PDFView/Open
PARTE I.pdf4.27 kBAdobe PDFView/Open
CAPÍTULO VI A CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR.pdf576.72 kBAdobe PDFView/Open
CAPÍTULO V A CULTURA ORGANIZACIONAL.pdf516.48 kBAdobe PDFView/Open
CAPÍTULO IV_A LIDERANÇA ESCOLAR.pdf425.48 kBAdobe PDFView/Open
Capítulo III_A LIDERANÇA.pdf579.28 kBAdobe PDFView/Open
CAPÍTULO II_AS REFORMAS DO SISTEMA EDUCATIVO.pdf651.27 kBAdobe PDFView/Open
CAPÍTULO I _A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO EDUCATIVA.pdf451.75 kBAdobe PDFView/Open
PARTE II.pdf4.72 kBAdobe PDFView/Open
CAPÍTULO VIII_APRESENTAÇÃO DOS DADOS.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open
CAPÍTULO VII_ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open
CAPÍTULO IX_DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.pdf288.45 kBAdobe PDFView/Open
ÍNDICE GERAL.pdf163.09 kBAdobe PDFView/Open
ÍNDICE DE GRÁFICOS.pdf88.9 kBAdobe PDFView/Open
ÍNDICE DE FIGURAS.pdf90.91 kBAdobe PDFView/Open
ÍNDICE DE APÊNDICES.pdf91.36 kBAdobe PDFView/Open
ÍNDICE DE ANEXOS.pdf57.06 kBAdobe PDFView/Open
+INDICE DE QUADROS.pdf172.46 kBAdobe PDFView/Open
RESUMO_ABSTRACT.pdf71.77 kBAdobe PDFView/Open
INTRODUÇÃO.pdf167.14 kBAdobe PDFView/Open
DEDICATÓRIA.pdf46.7 kBAdobe PDFView/Open
AGRADECIMENTOS.pdf70.59 kBAdobe PDFView/Open
Conclusão.pdf102.1 kBAdobe PDFView/Open
LOMBADA.pdf10.36 kBAdobe PDFView/Open
CONTRACAPA.pdf101.83 kBAdobe PDFView/Open
CAPA.pdf251.99 kBAdobe PDFView/Open
BIBLIOGRAFIA.pdf421.02 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois