Abstract: | RESUMO
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado por Filipa Vieira dos Santos, na Escola Secundária Severim de Faria para a Especialidade do Grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
O presente relatório descreve e analisa as actividades de aprendizagem e estratégias de ensino, desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) ao longo do ano lectivo de 2010/2011, com as turmas 9.º C e 10.º CT1.
As diversas experiências de ensino e aprendizagem decorreram de uma preparação científica, pedagógica e didáctica, com base no conhecimento dos alunos, do currículo e dos conteúdos a leccionar.
Tentando atingir os objectivos e as competências pretendidas, as aulas foram previamente planificadas e adaptadas ao progresso dos alunos. A condução das aulas e avaliação foram cumpridas utilizando critérios, situações e instrumentos diversificados.
A participação em actividades extracurriculares revelou-se um contributo importante ao longo da PES, permitindo fomentar a participação activa dos diversos membros da comunidade escolar.
Como contributo importante no meu desenvolvimento pessoal e profissional, importa salientar a dimensão reflexiva realizada ao longo da PES, promotora de uma auto-formação e aperfeiçoamento constantes.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino das Ciências, Formação Inicial de Professores, Prática de Ensino Supervisionada, Desenvolvimento Pessoal, Desenvolvimento Profissional, Reflexão. ; ABSTRACT
Report of Supervised Teaching Practice conducted by Filipa Vieira dos Santos in Severim de Faria School for the Degree of Master of Education in Biology and Geology at the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education
This report describes and analyzes the learning activities and the teaching strategies, all developed under the cover of the Supervised Teaching Practice (STP), in the school year of 2010/2011, with the classes 9.º C and 10.º CT1.
The several teaching and learning experiences were a result of a scientific, pedagogic and didactic preparation, based on the students, curriculum and subjects knowledge.
Trying to achieve the goals and the competencies claimed, the classes had been previously prepared and adapted to the students’ progresses. The classes leading and the evaluation have been accomplished, using various criterions, situations and tools.
The participation in the extracurricular activities turned out to be a really important part during the STP, increasing an active participation of the many school community members.
As a very important part of my personal and professional development, it’s important to emphasize the reflexive dimension carried out during the STP, which has promoted a constant self-learning and a permanent improvement.
KEYWORDS: Science Teaching, Initial Teachers Training, Supervised Teaching Practice, Personal Development, Professional Development, Reflection. |