Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12024

Title: Arte de rua/grafiti nos comportamentos desafiadores em alunos de escolas dos centros urbanos
Authors: Varandas, Elisabete Teles
Advisors: Santos, Maria da Graça
Keywords: Graffiti
Necessidades educativas especiais
Desenvolvimento e aprendizagem
Interação social
Comportamento
Reguladores da interação social
Inclusion
Plastic expression
Educational special needs
Development and learning
Cognitive deficit
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A Arte tem tido a capacidade de suscitar interesse nos alunos. Porém, muitos docentes manifestam pouca motivação na introdução da mesma nas suas práticas pedagógicas. Tal não é desejável para os alunos, despontando um problema mais significativo para os alunos com comportamentos desafiadores. Assim, procurou-se com esta investigação verificar a influência da arte, Graffiti nesses alunos. Constituiu-se como fundamentos teóricos uma pesquisa bibliográfica de modo a explicitar os conceitos fundamentais inerentes à respetiva situação problema. Assumindo-se a pesquisa deste projeto numa perspetiva teórica Ecológica, elegeu-se uma metodologia eminentemente qualitativa. Para a coleta de dados recorreu-se a instrumentos e técnicas como a análise documental referente ao tema, questionários e gravações vídeo. Através deste estudo verificou-se que os contributos da arte são uma mais-valia para o desenvolvimento educativo dos alunos com comportamentos desafiadores. Quando trabalhada em sala de aula, influencia positivamente alguns comportamentos contribuindo para um maior sucesso académico e social; ABSTRACT: “Street Art / Graffiti in challenging behaviors in school students from urban centers” Art raises big interest in the majority of students. However, many teachers aren’t motivated to introduce it on their classes. That isn’t desirable to students, leading to a more significant problem to those with challenging behaviors. Therefore with this investigation we searched to check which are the contributes of the graffiti art to the educational development of students with this behavior. As theoretical basis there is a bibliographic research to clarify the fundamental concepts inherent to the problem. Assuming the research of this project as a theoretical Ecological perspective it was elected a qualitative methodology. To the data collection we used instruments and techniques such as document analysis on the topic, questionnaires and video recordings. Through this study it was found that art contributes to educational development of students with challenging behaviors. When worked in classroom influences positively some behaviors contributing to greater academic and social success.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12024
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
referências bibliográficas.pdf172.08 kBAdobe PDFView/Open
Parte I, II, III, IV.pdf2.76 MBAdobe PDFView/Open
indice.pdf131.31 kBAdobe PDFView/Open
Epigrafe, dedicatória, resumo.pdf232.44 kBAdobe PDFView/Open
capa tese.pdf414.61 kBAdobe PDFView/Open
separadores, anexos.pdf367.92 kBAdobe PDFView/Open
Questionário sócio demográfico final.pdf245.54 kBAdobe PDFView/Open
Quadro Resumo de Aulas.pdf204.96 kBAdobe PDFView/Open
Caracterizacao_Turma_9F.pdf259.51 kBAdobe PDFView/Open
Caracterizacao_Turma_9F 2.pdf259.51 kBAdobe PDFView/Open
Caracterizacao_Turma_9F 1.pdf241.59 kBAdobe PDFView/Open
caracterização alunos.pdf171.7 kBAdobe PDFView/Open
Autorização Enc. Edu..pdf123.25 kBAdobe PDFView/Open
Programa de intervenção.pdf205.85 kBAdobe PDFView/Open
Pedido de colaboração com a escola.pdf226.14 kBAdobe PDFView/Open
grelha resumo de aula.pdf390.5 kBAdobe PDFView/Open
grelha categorial observação de comportamentos.pdf271.08 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois