Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11322

Title: Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: o processo de aprendizagem em grupos heterogéneos
Authors: Silva, Ana Mendonça Ferreira da
Advisors: Folque, Assunção
Keywords: Grupos heterogéneos na educação de infância
Zona de desenvolvimento próximo (ZDP)
Desenvolvimento
Aprendizagem
Heterogeneous groups in education of infancy
Zone of proximal development (ZDP)
Development
Learning
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho resulta da pesquisa bibliográfica e da prática de ensino supervisionada (PES) em contexto de creche e jardim-de-infância. Tem como objetivo compreender o processo de aprendizagem em grupos heterogéneos e contribuir para uma reflexão pedagógica sobre a importância que deve ser dada nas constituições dos grupos no ensino pré-escolar. Os pressupostos teóricos que orientam este trabalho sustentam-se na perspetiva sócio histórica de Vygotsky, nomeadamente no conceito de zona de desenvolvimento próximo – ZDP, que destaca a importância das interações da criança com os outros seres mais competentes, adultos ou crianças. Como abordagem metodológica, optamos por uma recolha e análise de situações observadas na PES com aplicação de questionários à comunidade educativa. Obtivemos resultados com uma grande predisposição ao trabalho com grupos heterogéneos, por nós e por parte da comunidade educativa que considera esta forma de organização como um benefício para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças; Abstract - Supervised Teaching Practice in Preschool Education - The learning process in heterogeneous groups This work is the result of bibliographic research and supervised teaching practice (PES) in context of crèche and pre-school. It has as objective to understand the process of learning in heterogeneous age groups and to contribute for a pedagogical reflection on the importance that must be given in the constitutions of the groups in early childhood education. The estimated theoreticians who guide this work support themselves in the perspective historical partner of Vygotsky, nominated in the concept of zone of proximal development - ZDP that detaches the importance of the interactions of the child with the other more competent beings, adult or children. As methodological boarding, we opt to a retraction and analysis of situations observed in the PES with application of questionnaires to the educative community. We got resulted with a great predisposition to the work with heterogeneous age groups, for us and on the part of the educative community that considers this form of organization as one I benefit for the development and learning of the children.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11322
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
relatório_final_ana_mendonça_silva.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open
relatório_final_ana_mendonça_silva.docx661.5 kBMicrosoft Word XMLView/Open
apêndice 13_questionário diretora.docx86.15 kBMicrosoft Word XMLView/Open
apêndice 12_questionário pais.docx84.93 kBMicrosoft Word XMLView/Open
apêndice 11_questionário educadoras e auxiliares.docx86.3 kBMicrosoft Word XMLView/Open
apÊndice 10_planificação diaria ji.doc84 kBMicrosoft WordView/Open
apÊndice 9_planificaçao diaria creche.doc90 kBMicrosoft WordView/Open
apêndice 8_horario ji.doc111.5 kBMicrosoft WordView/Open
apêndice 7 - horario creche.doc112.5 kBMicrosoft WordView/Open
apêndice 6_planificaçao semanal cooperada JI.doc54 kBMicrosoft WordView/Open
apêndice 5_planificaçao semanal cooperada creche.doc51 kBMicrosoft WordView/Open
apêndice 4_ relatorio ji.docx64.79 kBMicrosoft Word XMLView/Open
apêndice 3_relatorio creche.docx68.52 kBMicrosoft Word XMLView/Open
apÊndice 2_situações JI.docx57.58 kBMicrosoft Word XMLView/Open
apêndice 1_situações creche.docx63.25 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexo 1 e 2 perfil de desenvolvimento imprimir p. 73-86.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois