Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14695

Title: Estudo para a implementação de plataformas de e-learning no sistema de formação de recursos humanos da saúde: o caso particular dos enfermeiros de um hospital privado
Authors: Lopes, Cristina Maria da Conceição Passos
Advisors: Silva, Carlos Alberto da
Keywords: Formação dos RHS
e-learning
b-learning
Gestão do conhecimento e formação ao longo da vida
Training of healthcare professionals
e-learning
b-learning
Knowledge management and lifelong learning
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A chave para o sucesso de uma organização não está nas suas capacidades em gerir os bens tangíveis, mas antes em mobilizar e tirar partido dos seus bens intangíveis. Torna-se, assim, indispensável, numa sociedade que se caracteriza pela volatilidade da informação, na qual o ritmo de vida é cada vez mais acelerado e o conhecimento é um dos principais factores de competitividade, investir nas pessoas e no seu capital intelectual. Mas, para que isso se torne num valor acrescentado é preciso partilhá-lo através de REDES em ambientes cada vez mais colaborativos. Os ambientes virtuais de aprendizagem no formato e-learning poderão constituir-se como soluções bastante interessantes capazes de incentivar essa partilha e fixar e desenvolver o capital intelectual de uma organização. Nesta dissertação procura-se saber se existem condições organizacionais efectivas para a implementação de um modelo de blended learning utilizando uma plataforma de e-learning, que permita dar resposta às necessidades de formação contínua dos profissionais de saúde de um hospital privado. Para dar resposta a esta questão estuda-se o ambiente interno e externo no qual se insere. Numa primeira fase, analisa-se as condições de partida dando ênfase à percepção da gestão de topo no que se refere à tomada de decisão: mudar o modelo de formação actual para um formato inovador de blended learning. Numa segunda fase, consolida-se a análise anterior observando outros indicadores e desenha-se o modelo propriamente dito. É um estudo puramente exploratório, qualitativo, enquadrado num paradigma compreensivo - indutivo cujas evidências dão origem a um referencial de inovação na formação; ABSTRACT:The key to the success of an organization it’s not in their capabilities in managing tangible goods, but rather to mobilize and take advantage of its intangible assets. It is therefore essential in a society characterized by volatility of information, in which the pace of life is increasingly accelerated and knowledge is one of the main factors of competitiveness, to invest in people and in their intellectual capital. But for this to become an added value you must share it through networks in increasingly collaborative environments. Virtual learning environments in e-learning format may be very interesting solutions capable of empower this sharing, to establish and develop an organization intellectual capital. This thesis seeks to know whether there are actual organizational conditions for the implementation of a blended learning model using an e-learning platform, allowing the needs for continuing training of health professionals of a private hospital. To respond to this issue we study the internal and external environment in which it is inserted. Initially, we examine the starting conditions giving emphasis to the perception of top management in decision-making: changing the current training model for an innovative format of blended learning. A second phase consolidates previous analysis observing other indicators and draws the model itself. It is a purely exploratory study, qualitative, in which evidences are framed in a comprehensive - inductive paradigm, giving rise to a benchmark of innovation in training.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14695
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cristina_CAPA Dissertacao_CRIS.pdf86.98 kBAdobe PDFView/Open
SINOPSE ENTREV B E E.pdf238.44 kBAdobe PDFView/Open
SINOPSE ENTREV A.pdf170.56 kBAdobe PDFView/Open
SINOPSE ENTREV C D.pdf296.48 kBAdobe PDFView/Open
inquerito.pdf163.36 kBAdobe PDFView/Open
APRESENT QUEST.pdf61.7 kBAdobe PDFView/Open
Iniciativas Europeias SI.pdf120.36 kBAdobe PDFView/Open
Iniciativas Portugal SI.pdf26.72 kBAdobe PDFView/Open
GUIÃO E.pdf61.39 kBAdobe PDFView/Open
GUIÃO D.pdf87.91 kBAdobe PDFView/Open
GUIÃO C.pdf37.36 kBAdobe PDFView/Open
GUIÃO B.pdf52.42 kBAdobe PDFView/Open
GUIÃO A.pdf49.52 kBAdobe PDFView/Open
~$UIÃO E.doc162 BMicrosoft WordView/Open
~$UIÃO D.doc162 BMicrosoft WordView/Open
~$UIÃO C.doc162 BMicrosoft WordView/Open
~$UIÃO B.doc162 BMicrosoft WordView/Open
PEDIDOS PARTICIPAÇÃO RH.pdf87.75 kBAdobe PDFView/Open
PEDIDOS PARTICIPAÇÃO ENTREV - Cópia.pdf91.65 kBAdobe PDFView/Open
AUTORIZACAO ESTUDO.pdf97.08 kBAdobe PDFView/Open
TIPOLOGIAS C e D.pdf100.16 kBAdobe PDFView/Open
TIPOLOGIAS B e E.pdf146.59 kBAdobe PDFView/Open
TIPOLOGIAS A.pdf37.26 kBAdobe PDFView/Open
ANALIS CATEG C D.pdf381.64 kBAdobe PDFView/Open
ANALIS CATEG B E.pdf613.76 kBAdobe PDFView/Open
ANALIS CATEG A.pdf547.57 kBAdobe PDFView/Open
Dissertação Final - CPassosLopes.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois