Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10174/12956

Título: A interculturalidade na educação artística
Autor(es): Caeiro, Sandra Isabel Correia
Orientador(es): Vidiella, Judit
Palavras Chave: Educação artística
Interculturalidade
Identidade cultural
Paisagem
Arts education
Interculturality
Cultural identities
Landscape
Data: 2014
Editora: Universidade de Évora
Resumo: No relatório irá desenvolver-se o tema A interculturalidade na Educação Artística porque é essencial divulgar juntos dos alunos várias linguagens visuais e culturais, uma vez que vivemos num mundo globalizado e repleto de diversas abordagens da mesma temática. É, também, fundamental consciencializar os jovens que não vivem isolados num ninho cultural e que as diferenças culturais existentes enriquecem a produção artística, para que seja possível dar cumprimento ao recomendado no Roteiro para a Educação Artística (UNESCO, 2006:8), que defende “a consciência e o conhecimento das práticas culturais e das formas de arte fortalecem as identidades e valores pessoais e coletivos, e contribuem para salvaguardar e promover a diversidade cultural”. Como preconiza Efland “…promover as ideias pós-modernas na educação artística, para que contribuam para criar cidadãos informados, que questionem a autoridade e o status quo, que aceitem as diferenças e atuem em defesa de todos os cidadãos que fazem parte das sociedades” (EFLAND, 2003:155). Esta investigação pretende acima de tudo procurar uma possível resposta para a questão: o conhecimento de diferentes linguagens culturais permite-nos encontrar diferentes formas de representar e intervir na sociedade atual?; ABSTRACT: Interculturality in Arts Education This report will develop the theme Interculturality in Arts Education, because it is essential to disclose the students together various visual languages and cultural, since we live in a globalized world, filled with various approaches to the same theme. It is also important to raise awareness among young people who do not live in a nest isolated cultural backgrounds and cultural differences enrich the artistic production, it is possible to comply with recommendations in the Roadmap for Arts Education, the (UNESCO, 2006:8), argues that "…awareness and knowledge of cultural practices and art forms strengthen the identities and personal and collective values, and contribute to safeguarding and promoting cultural diversity." As recommended Efland "...promote the ideas in postmodern art education to contribute to create informed citizens, to question authority and the status quo, accepting differences and act in defense of all citizens who are members of " (EFLAND, 2003:155). This research aims above all to look for a possible answer to the question: knowledge of different cultural languages allows us to find different ways to represent and intervene in today's society?
URI: http://hdl.handle.net/10174/12956
Tipo: masterThesis
Aparece nas Colecções:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:

Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Anexo II_planificação ud figura humana.pdf203.48 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo I_planificação ud paisagem.pdf249.32 kBAdobe PDFVer/Abrir
relatorio_pes14_sandra caeiro_m9395.pdf2.83 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo VII_ficha autoavaliacao.pdf88.36 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo VI_ficha heteroavaliacao.pdf95.24 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo V_Desdobrável Odisseia_producao tapete.pdf1.44 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo IV_planificação aula ilustrador_yoshitaka amano.pdf293.02 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexo III_planificação aula ilustração.pdf331.75 kBAdobe PDFVer/Abrir
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, versão 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Comentários
UEvora B-On Curriculum DeGois