Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/18065

Title: Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
Authors: Balça, Ângela
Souza, Renata Junqueira
Guerreiro, Ana Crisitina
Keywords: Leitura
Compreensão leitora
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
Issue Date: 2015
Publisher: Educação em Foco. UEMG
Abstract: Na presente investigação, aspirou-se contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos portugueses de 9º ano, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Os objetivos do estudo eram conhecer as representações dos alunos sobre a leitura; saber se estes utilizavam estratégias de leitura para atingir uma melhor compreensão; perceber se os alunos consideravam a disciplina de Língua Portuguesa como promotora de aprendizagens transversais; avaliar o manual escolar, em relação à compreensão na leitura; e compreender a política da escola em relação à leitura. O estudo de caso desenvolveu-se por meio de inquérito por questionário a alunos de 9º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente, se refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no referido Teste.
URI: http://hdl.handle.net/10174/18065
ISSN: ISSN: 1519-3322; e-ISSN: 2317-0093
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Balça, Souza e Guerreiro 2015.pdf139.91 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois