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http://hdl.handle.net/10174/16342
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Title: | Cuidar da pessoa com esquizofrenia em processo de reabilitação psicossocial |
Authors: | Silva, Bruno Manuel Romão |
Advisors: | Lopes, M. J. |
Keywords: | Enfermagem saúde mental e de psiquiatria Esquizofrenia Reabilitação psicossocial Consulta de enfermagem de saúde mental Estimulação cognitiva Treino de competências pessoais, sociais e profissionais Relação de ajuda Mental health nursing Schizophrenia Psychosocial rehabilitation Mental health nursing consultation Cognitive stimulation Personal, social and professional skills training Helping relationship Complex relationship |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este ensino clínico permitiu-nos prestar cuidados de enfermagem especializados a 16 homens com
esquizofrenia em processo de reabilitação psicossocial. Na sua maioria são: adultos, solteiros, da região
sul de Portugal, com uma média de 9 anos de escolaridade, com história de consumo de substâncias
(álcool, tabaco, haxixe, cocaína, heroína e anfetaminas), institucionalizados na Casa de Saúde do
Telhal (CST) há mais de 11 anos. Todos apresentam diagnósticos de enfermagem das várias dimensões
do adoecer, com exceção da dimensão comportamental excitatória, sendo os de maior prevalência:
“Conhecimento sobre Processo de doença/Cuidados na doença/Tratamento, Não Demonstrado”;
Cognição, Comprometida”; “Processo Social, Alterado”; “Autoestima, Diminuída”. Foram desenvolvidos
4 programas de intervenção: consulta de enfermagem de saúde mental e psiquiatria (CESMP);
atelier de estimulação cognitiva (AEC); programa de desenvolvimento de competência intrapessoais,
interpessoais e profissionais (PDCIIP); programa de psicoeducação (SABER+). A satisfação global
com os programas foi superior a 7 (numa escala de 1 a 10) e os resultados que foram percebidos pela
maioria dos reabilitandos situaram-se acima das suas expectativas iniciais. De uma forma geral, todos
registaram ganhos: no desempenho cognitivo (em particular os que beneficiaram do AEC); na adaptação
psicossocial – nomeadamente ao nível do insight; os reabilitandos que beneficiaram do programa
SABER+ melhoraram ainda os comportamentos demonstrados de aceitação do estado de saúde; no
bem-estar psicológico – nomeadamente ao nível da autoestima (sobretudo os que beneficiaram da
CESMP e/ou do PDCIIP), dos afetos positivos e dos comportamentos de motivação; nos vários domínios
da qualidade de vida (QdV) medidos pelo WHOQOL-Bref em particular o domínio ambiental;
todos elevaram o seu nível de conhecimentos nos 3 eixos em que que se estruturou o programa de
psicoeducação (processo da doença, cuidados na doença, tratamento da doença); na adesão à medicação,
sobretudo os que integraram o programa de psicoeducação, contudo todos tendem a necessitar
de ajuda parcial para conseguir demonstrar conhecimento no cumprimento do esquema terapêutico e
estão envolvidos em treinos supervisionados de preparação e autoadministração; ABSTRACT: This clinical training allowed us to provide skilled nursing care to 16 men with schizophrenia in a
psychosocial rehabilitation setting. Most of these individuals are: adults, singles, from the southern
region of Portugal, with an average of 9 years of schooling, with a history of substance abuse (alcohol,
tobacco, cannabis, cocaine, heroin and amphetamines), institutionalized in Casa de Saúde do Telhal
(CST) for over 11 years. We find nursing diagnoses from all of the disease dimensions with the exception
of excitatory behavioral dimension, being the most prevalent: "knowledge about disease process
/ care / treatment, not stated"; cognition, impaired", "social process, impaired”, “self-esteem, decreased".
We developed 4 intervention programs: psychiatry and mental health nursing consultation
(CESMP); atelier of cognitive stimulation (AEC); intrapersonal, interpersonal and professional competences
training (PDCIIP); psychoeducation (SABER+). The overall satisfaction with the programs
was above 7 (on a scale of 1 to 10) and the results noticed by most patients were above their initial
expectations. All registered nursing results were: in cognitive performance (particularly those who
benefited from the AEC); in psychosocial adaptation - especially in terms of insight; patients who
benefited from the SABER+ program demonstrated improved further acceptance of their health condition,
psychological well-being, particularly in terms of self-esteem (especially those who benefited
from the CESMP and/or the PDCIIP), positive affects and motivation; in the different domains of
quality of life (QoL) measured by WHOQOL-Bref in particular the environmental domain; every patients
raised their level of knowledge in the 3 axes in which the psychoeducational program (SABER+)
was structured (disease process, care and treatment); in medication adherence, especially those who
benefited of the psychoeducational program, however all the patients tend to need partial help to
demonstrate knowledge in meeting the therapeutic regimen and are involved in supervised training
programs for preparation and self administration. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/16342 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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