Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16342

Title: Cuidar da pessoa com esquizofrenia em processo de reabilitação psicossocial
Authors: Silva, Bruno Manuel Romão
Advisors: Lopes, M. J.
Keywords: Enfermagem saúde mental e de psiquiatria
Esquizofrenia
Reabilitação psicossocial
Consulta de enfermagem de saúde mental
Estimulação cognitiva
Treino de competências pessoais, sociais e profissionais
Relação de ajuda
Mental health nursing
Schizophrenia
Psychosocial rehabilitation
Mental health nursing consultation
Cognitive stimulation
Personal, social and professional skills training
Helping relationship
Complex relationship
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este ensino clínico permitiu-nos prestar cuidados de enfermagem especializados a 16 homens com esquizofrenia em processo de reabilitação psicossocial. Na sua maioria são: adultos, solteiros, da região sul de Portugal, com uma média de 9 anos de escolaridade, com história de consumo de substâncias (álcool, tabaco, haxixe, cocaína, heroína e anfetaminas), institucionalizados na Casa de Saúde do Telhal (CST) há mais de 11 anos. Todos apresentam diagnósticos de enfermagem das várias dimensões do adoecer, com exceção da dimensão comportamental excitatória, sendo os de maior prevalência: “Conhecimento sobre Processo de doença/Cuidados na doença/Tratamento, Não Demonstrado”; Cognição, Comprometida”; “Processo Social, Alterado”; “Autoestima, Diminuída”. Foram desenvolvidos 4 programas de intervenção: consulta de enfermagem de saúde mental e psiquiatria (CESMP); atelier de estimulação cognitiva (AEC); programa de desenvolvimento de competência intrapessoais, interpessoais e profissionais (PDCIIP); programa de psicoeducação (SABER+). A satisfação global com os programas foi superior a 7 (numa escala de 1 a 10) e os resultados que foram percebidos pela maioria dos reabilitandos situaram-se acima das suas expectativas iniciais. De uma forma geral, todos registaram ganhos: no desempenho cognitivo (em particular os que beneficiaram do AEC); na adaptação psicossocial – nomeadamente ao nível do insight; os reabilitandos que beneficiaram do programa SABER+ melhoraram ainda os comportamentos demonstrados de aceitação do estado de saúde; no bem-estar psicológico – nomeadamente ao nível da autoestima (sobretudo os que beneficiaram da CESMP e/ou do PDCIIP), dos afetos positivos e dos comportamentos de motivação; nos vários domínios da qualidade de vida (QdV) medidos pelo WHOQOL-Bref em particular o domínio ambiental; todos elevaram o seu nível de conhecimentos nos 3 eixos em que que se estruturou o programa de psicoeducação (processo da doença, cuidados na doença, tratamento da doença); na adesão à medicação, sobretudo os que integraram o programa de psicoeducação, contudo todos tendem a necessitar de ajuda parcial para conseguir demonstrar conhecimento no cumprimento do esquema terapêutico e estão envolvidos em treinos supervisionados de preparação e autoadministração; ABSTRACT: This clinical training allowed us to provide skilled nursing care to 16 men with schizophrenia in a psychosocial rehabilitation setting. Most of these individuals are: adults, singles, from the southern region of Portugal, with an average of 9 years of schooling, with a history of substance abuse (alcohol, tobacco, cannabis, cocaine, heroin and amphetamines), institutionalized in Casa de Saúde do Telhal (CST) for over 11 years. We find nursing diagnoses from all of the disease dimensions with the exception of excitatory behavioral dimension, being the most prevalent: "knowledge about disease process / care / treatment, not stated"; cognition, impaired", "social process, impaired”, “self-esteem, decreased". We developed 4 intervention programs: psychiatry and mental health nursing consultation (CESMP); atelier of cognitive stimulation (AEC); intrapersonal, interpersonal and professional competences training (PDCIIP); psychoeducation (SABER+). The overall satisfaction with the programs was above 7 (on a scale of 1 to 10) and the results noticed by most patients were above their initial expectations. All registered nursing results were: in cognitive performance (particularly those who benefited from the AEC); in psychosocial adaptation - especially in terms of insight; patients who benefited from the SABER+ program demonstrated improved further acceptance of their health condition, psychological well-being, particularly in terms of self-esteem (especially those who benefited from the CESMP and/or the PDCIIP), positive affects and motivation; in the different domains of quality of life (QoL) measured by WHOQOL-Bref in particular the environmental domain; every patients raised their level of knowledge in the 3 axes in which the psychoeducational program (SABER+) was structured (disease process, care and treatment); in medication adherence, especially those who benefited of the psychoeducational program, however all the patients tend to need partial help to demonstrate knowledge in meeting the therapeutic regimen and are involved in supervised training programs for preparation and self administration.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16342
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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Anexo 7 - Planificação do programa Saber+.pdf166.26 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 6 - Exemplo de um caderno do AEC.pdf150.56 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 5 - Planificação dos exercícios do AEC.xlsx50.74 kBMicrosoft Excel XMLView/Open
Anexo 4 - WHOQOL-Bref (autorização).pdf127.47 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 3 - Protocolo de monitorização dos resultados de enfer.pdf690.83 kBAdobe PDFView/Open
Anexo 2 - Entrevista inicial de diagnóstico.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open
Anexo 1 - Cronograma do estágio.pdf103.85 kBAdobe PDFView/Open
0.Relatório.final.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open
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