Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14640

Title: Supervisão, acompanhamento e avaliação de práticas educativas e colaborativas de educadores de um jardim de infância - uma investigação-acção
Authors: Paramos, Patrícia Fernandes Ferreira Mendes
Advisors: Salema, Maria Helena Broglio Mendes Barbosa Costa
Keywords: Supervisão
Colaboração
Interacções
Desenvolvimento Profissional
Práticas educativas
Supervision
Collaborative work
Interactions
Professional development
Educational Practices
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O presente estudo de dissertação insere-se no âmbito do curso de Mestrado em Educação, na especialidade em Supervisão Pedagógica. Pretendeu-se estruturar e implementar um conjunto de acções de supervisão e acompanhamento de educadores com o objectivo de fomentar o trabalho colaborativo e tentar compreender qual a influência destas acções no desenvolvimento profissional e na mudança do desempenho das práticas educativas dos educadores de um jardim-deinfância. A concepção, a implementação e o desenvolvimento e das acções de supervisão e acompanhamento, foram desenvolvidas pela própria investigadora pelo que se adoptou um desenho de investigação - acção. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação directa, entrevistas semi-estruturadas, documentos reflexivos das educadoras, a técnica de focus group e um diário de campo da investigadora. Para a realização do estudo, foram considerados nove participantes, ou seja a totalidade dos docentes da instituição referida neste estudo; ABSTRACT: The present study is inserted in the scope of the course of Masters in Education, in the specialty in Pedagogical Supervision. It was intended to structure and implement a set of supervision and accompaniment tasks of kindergarten teachers with the objective of promoting the collaborative work, as well as to understand the influence of these tasks in their professional development and in the performance change of their educational practices. The conception, development and qualitative procedures’ evaluation of the supervision and accompaniment tasks were developed by the investigator herself, and thus a method of inquiry - action was adopted. The following instruments of data research were used: direct observation, semistructured interviews, documents of the kindergarden teachers’ reflections, focus groups technique and a diary of the investigator. For the accomplishment of the study, nine participants have been considered, meaning the total number of teachers of the establishment referred to in this study.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14640
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ANEXO 9 Relatorio final sessões crescer a brincar.pdf53.78 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 8 Grelha de registos práticas colaborativas.pdf25.88 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 7 Grelha registos observação trab colab educadoras.pdf25.82 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 6 Guião da sessão do Focus group.pdf40.47 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 5 Guião da Entrevista.pdf68.22 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 4 Texto A Regata.pdf312.65 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 3 Recolha de opinião após realização de trabalhos colaborativos.pdf26.27 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 2 Registo de Opinião Conceito de Colaboração.pdf48.84 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO 1 Proposta de trabalho colaborativo.pdf119.11 kBAdobe PDFView/Open
3 TESE paginada com tudo.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open
2 INDICE GERAL.pdf47.7 kBAdobe PDFView/Open
1 CAPA NOVA e CONTRACAPA 23 MAIO.pdf20.28 kBAdobe PDFView/Open
APRESENTAÇÃO TESE MESTRADO Patrícia ABRIL 2011.pptx799.54 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois