Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17275

Title: Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Algumas Perspectivas Europeis
Authors: Pomar, Clarinda
Grácio, Maria Luisa
Borralho, António Manuel Águas
Candeias, Adelinda
Pires, Heldemerina
Chaleta, Elisa
De Vreese, Jean-Claude
Bernart, Eva
Falcó, Carmem
Evans, Jenny
Cabral, Natália
Brodin, Jane
Ljusberg, Ana-Lena
Editors: Candeias, Adelinda
Keywords: Inclusão
Formação de Professores
Issue Date: 2009
Publisher: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
Citation: Pomar, C,; Grácio, M. L., Borralho, A., Candeias, A., Pires, H., Chaleta, E., De Vreese, J. C., Bernart, E., Falcó, C., Evans, J., Cabral, N., Brodin, J., Ljusberg, A. . (2009). Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Algumas Perspectivas Europeis, In A Candeias (Coord.), Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, (pp. 61-72). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Abstract: Com um valor inquestionável em termos éticos, humanos e educativos o conceito de inclusão foi rapidamente generalizado constituindo-se como um princípio organizador básico dos sistema educativo de muitos países. A promoção e efectivação de uma escola mais incusiva e, cosnequentemente, mais eficaz para todos os(as) alunos(as) assenta, em grande medida, na qualidade profissional dos(as) professores(as) e outros agentes educativos que, diariamente, procuram dar resposta aos inúmeros desafios da inclusão e da equidade, desencadeados pela pluralidade de contextos e situações bem como pela multidimensionalidade das questões que envolvem a educação inclusiva. A formação de professores(as), nos seus vários níveis, deve garantir o domínio de conhecimentos e as competências necessárias para o desenvolvimento de práticas promotoras de inclusão e, consequentemente, de qualidade educativa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17275
ISBN: 978-989-95539-7-2
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros
CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Borralho-IRIS-Cap-livro-2009.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois