|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/17275
|
Title: | Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Algumas Perspectivas Europeis |
Authors: | Pomar, Clarinda Grácio, Maria Luisa Borralho, António Manuel Águas Candeias, Adelinda Pires, Heldemerina Chaleta, Elisa De Vreese, Jean-Claude Bernart, Eva Falcó, Carmem Evans, Jenny Cabral, Natália Brodin, Jane Ljusberg, Ana-Lena |
Editors: | Candeias, Adelinda |
Keywords: | Inclusão Formação de Professores |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
Citation: | Pomar, C,; Grácio, M. L., Borralho, A., Candeias, A., Pires, H., Chaleta, E., De Vreese, J. C., Bernart, E., Falcó, C., Evans, J., Cabral, N., Brodin, J., Ljusberg, A. . (2009). Formação de Professores para a Escola Inclusiva: Algumas Perspectivas Europeis, In A Candeias (Coord.), Educação Inclusiva: Concepções e Práticas, (pp. 61-72). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. |
Abstract: | Com um valor inquestionável em termos éticos, humanos e educativos o conceito de inclusão foi rapidamente generalizado constituindo-se como um princípio organizador básico dos sistema educativo de muitos países. A promoção e efectivação de uma escola mais incusiva e, cosnequentemente, mais eficaz para todos os(as) alunos(as) assenta, em grande medida, na qualidade profissional dos(as) professores(as) e outros agentes educativos que, diariamente, procuram dar resposta aos inúmeros desafios da inclusão e da equidade, desencadeados pela pluralidade de contextos e situações bem como pela multidimensionalidade das questões que envolvem a educação inclusiva. A formação de professores(as), nos seus vários níveis, deve garantir o domínio de conhecimentos e as competências necessárias para o desenvolvimento de práticas promotoras de inclusão e, consequentemente, de qualidade educativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/17275 |
ISBN: | 978-989-95539-7-2 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Capítulos de Livros CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|