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http://hdl.handle.net/10174/12973
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Title: | A (re) capacitação social como instumento para um envelhecimento bem-sucedido |
Authors: | Leandro, Daniela Indago |
Advisors: | Sebastião, Luís Miguel dos Santos |
Keywords: | Ação educativa/pedagógica Capacitação social Habilidades sociais Competências da terceira dimensão Educational/Pedagogical action Social training Social skills Competences of the third dimension |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação encontra-se inserida no domínio científico das Ciências da
Educação e tentou dar respostas a algumas questões pertinentes à problemática do idoso, no
propósito da promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Acrescentámos, ainda,
algumas das preocupações resultantes da nossa prática pedagógica e a necessidade de ajudar a
pessoa idosa para que permaneça ativa e independente, com uma boa qualidade de vida,
através de uma ação educativa/pedagógica, reflexiva e crítica.
O trabalho empírico decorreu na Universidade Sénior de Évora e na Universidade
Sénior de Reguengos de Monsaraz onde desenvolvemos um programa de intervenção junto
aos idosos, durante um ano letivo, na perspetiva de ajudá-los a capacitarem-se socialmente,
através do treino de habilidades sociais e da aquisição e treino de competências da terceira
dimensão. Tal treino teve por objetivo direcionar a pessoa para uma ressignificação cognitiva
das suas experiências, transformando-as num novo significado para a vida atual e futura, a
medida que envelhecem.
Trata-se de uma investigação-ação e um estudo do tipo quase-experimental, inserido
numa metodologia qualitativa, de natureza interpretativa. Para a exequibilidade do projeto,
organizámos um modelo inovador de uma ação educativa/pedagógica relacionada com um
programa de intervenção e que implicou técnicas dinâmicas, com características
multifacetadas, como a técnica do espelhamento e o reconto de textos literários como suporte
à técnica.
O nosso estudo permitiu verificar que a nossa ação educativa/pedagógica foi capaz de
proporcionar melhorias significativas àqueles que connosco colaboraram, no sentido de que o
treino de habilidades sociais e de competências da terceira dimensão é possível em qualquer
pessoa e em qualquer idade. Além disso, foi possível levar os idosos a desenvolverem e
adquirirem a capacidade do pensamento crítico para transcender, (re) capacitando-os
socialmente. Através do treino, do desenvolvimento e da ativação destas habilidades e
competências, foi notória a possibilidade do idoso conhecer-se melhor a si próprio, ao outro e
ao mundo que o rodeia. Este projeto trouxe-lhes, também, benefícios ao nível dos
relacionamentos interpessoais e das suas competências intrapessoais consequentemente
proporcionando-lhes o seu bem-estar e uma boa qualidade de vida enquanto envelhecem; ABSTRACT:
"The social (re) empowerment as a tool for successful aging."
This present research is embedded within the scientific domain of Educational
Sciences and has tried to provide answers to some relevant questions to the problems of the
elderly, in order to enable an active and healthy aging. We have also added some of the
concerns resulting from our pedagogical practice and the need to help the elderly remain
active and independent, with a good quality of life through an educational / pedagogical,
critical and reflective action.
The empirical work took place at the Universidade Sénior de Évora and the
Universidade Sénior de Reguengos de Monsaraz where we developed an intervention
program with the elderly during an academic year, with the prospect of helping them
empower themselves socially through social skills training and acquire abilities of the third
dimension practice. This training aimed to direct the person to a cognitive ressignification of
their experiences, turning them into a new meaning for the current and future life, as they age.
It is a research-action and a study of a quasi-experiment type inserted in a qualitative
methodology with an interpretive nature. For the feasibility of the project, we organized an
innovative model of educational/pedagogical action related to an intervention program and
involving dynamic techniques, with multi-faceted characteristics, such as the technique of
mirroring and re-telling literary texts as a technical support.
Our study has shown that our educational/pedagogical approach was able to provide
significant improvements to those who collaborated with us in the sense that the social ability
and skills of the third dimension training is possible for anyone at any age. Moreover, it was
possible to lead the elderly to develop and acquire the ability to transcend the critical thinking,
(re)empowering them socially. Through training, development and activation of these abilities
and skills, the possibility for the elderly to know themselves better was notorious, to them, to
others and the world around them. This project also helped them grow in terms of
interpersonal relationships and intrapersonal skills thus improving their wellbeing and quality
of life along with aging. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/12973 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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