Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7453

Title: Estudo da sensibilização às proteínas do Phleum e Olea em doentes com doença alérgica respiratória sazonal no Alentejo
Authors: Antunes, C.M.
Moreira, José E.
Caeiro, E.
R. Ferro
Coelho, Cátia
Brandao, R. M.
Lopes, M.L.
Keywords: pollen
allergy
south portugal
olea
poaceae
pollinosis
Issue Date: 2012
Publisher: Soc. Port. Alergol. Imunol. Clinica
Citation: Antunes, C.M.; Moreira, José E.; Caeiro, E.; R. Ferro; Coelho, Cátia; Brandao, R. M.; Lopes, M.L.Estudo da sensibilização às proteínas do Phleum e Olea em doentes com doença alérgica respiratória sazonal no Alentejo, Trabalho apresentado em XXXIII Reuniao Anual da SPAIC, In Rev Portuguesa Alergol. Imunol. Clinica, Fatima, 2012.
Abstract: Objetivo: O pólen das gramíneas e da oliveira é uma importante fonte de aeroalergenos no Alentejo. Este estudo teve como objetivo estudar a sensibilização a proteínas de Phleum pratense e Olea europea L. em doentes das consultas externas de Imunoalergologia do Hospital do Espírito Santo em Évora (HESE) e correlacionar os sintomas com os conteúdos em pólen e alguns dos seus aeroalergenos, durante o ano de 2011. Métodos: Monitorizaram-se diariamente as partículas polínicas e os aeroalergenos Phl p 5 e Ole e 1 mediante coletores adequados, ambos colocados na mesma plataforma meteorológica e distanciados um do outro cerca de 1,5 m. Das consultas externas de Imunoalergologia do HESE seleccionaram-se 67 doentes com queixas sazonais de rinite alérgica e asma brônquica, aos quais foram realizados testes cutâneos em Prick, estandardizados, a extratos totais de tipos polínicos identificados na região, incluindo P. pratense e O. europea e aos alergénios Phl p 1 e Phl p 5 e Ole e 1 e Ole e 2. Procedeu-se a uma análise de correlação não-paramétrica de Spearman entre os sintomas registados com as concentrações polínicas e com os aeroalergenos quantificados. Resultados: Em 2011 os perfis de distribuição temporal dos aeroalergénios e de pólen sobrepuseram-se, existindo uma correlação positiva entre os dois parâmetros. Cerca de 72% dos pacientes revelaram-se sensibilizados a Phl total e 48% a Ole total. Relativamente aos aeroalergenos monitorizados, verificou-se que 48% estavam sensibilizados a Phl p 5 e 33% a Ole e 1. Em Maio registaram-se sintomas de maior severidade em indivíduos sensibilizados às espécies estudadas o que coincidiu com a época de polinização das mesmas, sendo a obstrução nasal e o prurido nasal os sintomas mais prevalentes, evidenciando-se um agravamento significativo com o aumento da concentração polínicas e dos aeroalergénios Phl p 5 e Ole e 1. A análise estatística mostrou uma correlação positiva entre sintomas e conteúdo polínico (r2 = 0.596) e sintomas com aeroalergénios (r2 = 0.816), sendo esta mais significativa para estes últimos. Conclusão: Estes resultados sugerem que o conteúdo em aeroalergénios constitui um melhor indicador do risco de desenvolvimento de sintomas de alergia. A monitorização dos aeroalergénios, a par da monitorização do pólen em ar exterior, poderá assim contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para melhorar a prevenção da doença alérgica sazonal.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7453
Type: article
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SensibilizacaoOleaPhleum.pdf75 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois