Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/40632

Title: Aplicação de tecnologias de monitorização do solo e da pastagem em explorações pecuárias extensivas para uma produção mais sustentável – caso de estudo no projeto TID4AGRO.
Authors: Carreira, Emanuel
Borges, Nuno
Serrano, João
Belo, Anabela
Rato, Ana Elisa
Braz, Maria
Travessa, Sandra
Charneca, Rui
Keywords: Pastoreio misto
montado
sensores próximos
deteção remota
Issue Date: 11-Nov-2025
Publisher: APEZ - Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica
Citation: Carreira, Emanuel; Borges, Nuno; Serrano, João; Belo, Anabela; Rato, Ana Elisa; Braz, Maria; Travessa, Sandra & Charneca, Rui. Aplicação de tecnologias de monitorização do solo e da pastagem em explorações pecuárias extensivas para uma produção mais sustentável – caso de estudo no projeto TID4AGRO. ZOOTEC’25: XXV Congresso Nacional de Zootecnia. 2025 ISA – Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa – Tapada da Ajuda, Lisboa, Portugal. Livro de comunicações pp. 369 e 370. ISBN: 978-989-36090-3-3.
Abstract: Este trabalho visa apresentar metodologias e tecnologias de monitorização de solo e da pastagem em sistemas de pastoreio com diferentes espécies pecuárias no âmbito do projeto TID4AGRO “Tecnologias avançadas, inovadoras e digitais para o sector agroalimentar da EUROACE” financiado no âmbito do programa INTERREG (2024-2026). O objetivo final é produzir informação científica que possa ser útil aos criadores de animais para uma gestão do pastoreio mais produtiva e resiliente. Os ensaios decorrem em duas parcelas de Montado, uma de 27 ha (na herdade da Tapada dos Números, Cabeço de Vide, Portugal) e outra de 33 ha (na finca Cubillos, Villar del Rey, Espanha) onde existe um histórico de pastoreio multi-espécie, nomeadamente com bovinos, ovinos e suínos. As parcelas, sujeitas a pastoreio rotacional, têm instaladas pastagens permanentes biodiversas sob Montado de azinho e de sobro. Em cada parcela foram identificadas e georreferenciadas 8 áreas de amostragem de 10 m × 10 m, no centro das quais foi colocada uma caixa de exclusão de pastoreio (1 m × 1 m). Ao longo do ciclo vegetativo da pastagem, antes e após os períodos de pastoreio, são efetuados diversos procedimentos de monitorização, dentro e fora das caixas de exclusão, nomeadamente: i) medição da compactação do solo, com recurso a um cone penetrómetro eletrónico; ii) colheita de amostras de solo, para determinação do teor de humidade; iii) fotografias da pastagem; iv) medição da altura da pastagem com régua graduada; v) estimativa da altura da pastagem e da sua produtividade, utilizando um Medidor de Prato Ascendente (“Rising Plate Meter”); vi) determinação da produtividade (expressa em matéria seca e matéria verde por hectare), da qualidade da pastagem (teores de proteína bruta e de fibra) e da composição florística; vi) recolha de espetros de infravermelho próximo (NIR) para posterior análise; vii) recolha de dados de satélite, com o objetivo de avaliar o potencial da monitorização remota da pastagem. Este projeto visa: i) perceber que efeitos têm as opções tomadas pelos gestores agrícolas no solo, na pastagem e no ecossistema Montado; ii) produzir conhecimento científico que possa auxiliar em tomadas de decisão mais informadas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/40632
Type: lecture
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
LivroResumos.pdf6.5 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois