Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33982

Title: Efeitos no solo da aplicação de composto num olival superintensivo: resíduos orgânicos e carbono oxidável pelo permanganato
Authors: Alexandre, C.
Bajouco, R.
Leal, J. S.
Saragoça, J.
Dias, A. B.
Peça, J. O.
Keywords: matéria orgânica do solo
POX-C
indicadores do solo
olivicultura
Alentejo
Issue Date: 22-Jun-2022
Publisher: Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo
Citation: Alexandre, C, Bajouco, R, Leal JS, Saragoça, J, Dias, AB e Peça, JO. 2022. Efeitos no solo da aplicação de composto num olival superintensivo: resíduos orgânicos e carbono oxidável pelo permanganato. IX Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2022): “O solo, recurso estratégico para uma sociedade sustentável”, 22-24 junho, Oeiras, Portugal.
Abstract: A aplicação ao solo de subprodutos orgânicos compostados é uma medida paradigmática da Economia Circular. Apresentam-se resultados de 2 anos de um ensaio de aplicação de um compostado num olival superintensivo (var. “Cobrançosa”), em Monforte, Portalegre, com o objectivo de avaliar os efeitos a curto prazo nos resíduos orgânicos e na matéria orgânica do solo. O compostado foi produzido com estrume de ovinos e folhas e raminhos da limpeza das azeitonas. Foram aplicadas as dosagens T0 (0 kg m-2), T1 (2,5 kg m-2) e T2 (5,0 kg m-2) em blocos completos casualizados (3 tratamentos, 3 repetições, total de 9 talhões). Determinou-se a massa seca dos resíduos orgânicos (>1 mm) à superfície do solo e o carbono oxidável pelo permanganato de potássio (POX-C) em amostras de solo compostas das camadas 0-5, 5-15 e 15-30 cm. Dois anos após a aplicação (i) a massa de resíduos orgânicos à superfície do solo diminuiu para 1/3 a 1/2 do valor 5 meses após a aplicação, (ii) o POX-C na camada 0-15 cm é superior ao controlo, em especial no T2, o que indicia um aumento da matéria orgânica estável, (iii) os métodos usados permitiram detetar efeitos no solo, a curto prazo, resultantes da aplicação de compostado.
URI: http://hdl.handle.net/10174/33982
Type: lecture
Appears in Collections:MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
M13_resumo.pdf57.11 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois