Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33075

Title: Memória e Resistência não cabem só na lombada: a propósito da importância dos estudos literários na formação bibliotecária
Authors: Pereira, Cláudia Sousa
Editors: Achilles, Daniele
Keywords: livro-álbum
leitura literária
polissistema literário
estudos literários
Issue Date: 2022
Publisher: Instituto Federal de Sergipe
Citation: Pereira, Cláudia.S. 22. (2022) «Memória e resistência não cabem só na lombada: a propósito da importância dos estudos literários na formação bibliotecária» in Revista Fontes Documentais, v. 5, edição especial – Memória e Resistências: enlaces e entrelaces. Aracaju: Instituto Federal de Sergipe. ISSN 2595-9778, pp. 66-80.
Abstract: A especificidade da leitura literária, que corresponde às competências desenvolvidas na área científica dos estudos literários, proporciona o uso de metodologias e ferramentas conceptuais que aprofundam a leitura de um texto – e de um livro – como objeto cultural portador de memória e representação de resistência a agressões e perdas várias. O nosso trabalho sobre o livro-álbum português Com 3 Novelos (o mundo dá muitas voltas), texto de Henriqueta Cristina e ilustrações de Yara Kono (Planeta Tangerina, 2015) é o pretexto: um exemplo que servirá como exercício demonstrativo para a consciencialização do profissional que, na sua formação quer inicial quer ao longo da vida, passe a considerar como central o estudo do sistema literário na grande constelação das ciências sociais e humanas. Estes “enlaces e entrelaces” das ciências da informação e documentação com os estudos literários aproveitam, inclusivamente, aos próprios estudos literários que podem reorientar a sua reflexão epistemológica crítica e acrescentam uma nova camada à tradicional disciplina de teoria da literatura.
URI: https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/fontesdocumentais
http://hdl.handle.net/10174/33075
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Revista Fontes Documentais.pdf343.59 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois