Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32872

Title: EFEITO DA APLICAÇÃO DE CALCÁRIO DOLOMÍTICO E DE DIFERENTES TIPOS DE PASTOREIO (CONTÍNUO VS DIFERIDO), NO CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA EM PASTAGENS NO MONTADO
Authors: Carreira, E.
Serrano, J.
Pinto Gomes, C.
Pilirito, A.
Lopes de Castro, J.
Carvalho, M.
Pereira, A.
Keywords: Pastoreio
Pastagem
Montado
Issue Date: 1-Dec-2022
Citation: Carreira, E., Serrano, J., Gomes, C., Pilirito, A., Castro, J.A., Carvalho, M., Pereira, A. (2022). Efeito da aplicação de calcário dolomítico e de diferentes tipos de pastoreio (contínuo vs diferido), no crescimento e produção de matéria seca em pastagens naturais no Montado. Comunicação Oral no III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural, Centro de Congressos de Cáceres, Espanha (1-2 de Dezembro)
Abstract: O Montado é um ecossistema agro-silvo-pastoril, característico da região Mediterrânica. Os seus solos tendem a ser pobres em nutrientes, com toxicidade de manganês e pH baixo. Assim, as suas pastagens naturais, tendem também a ser de baixa produtividade. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da aplicação de calcário dolomítico e de diferentes tipos de pastoreio (diferido vs contínuo), por ovinos, no crescimento e produção de matéria seca (MS) de pastagens naturais no Montado. O estudo foi desenvolvido na Herdade da Mitra – Universidade de Évora – entre novembro de 2020 e maio de 2022. Uma área de 4ha, foi dividida em 4 parcelas com 1ha cada, com os seguintes tratamentos: parcela 1- sem aplicação de calcário dolomítico e pastoreio contínuo (7 ovelhas/ha) (NCOR-PC); parcela 2- sem aplicação de calcário dolomítico e pastoreio diferido (16 ovelhas/ha) (NCOR-PD); parcela 3- aplicação de calcário dolomítico e pastoreio diferido (16 ovelhas/ha) (COR-PD); parcela 4- aplicação de calcário dolomítico e pastoreio contínuo (7 ovelhas/ha) (COR-PC). Em cada parcela foram identificados, previamente, 12 pontos representativos das comunidades de plantas existentes. Em 3 momentos importantes do ciclo vegetativo da pastagem (outono, início e final da primavera) realizaram-se medições de altura da pastagem e colheitas de amostras compósitas para determinação da produtividade da pastagem. Valores médios de altura da pastagem abaixo de 3 cm determinaram a saída das ovelhas das parcelas de pastoreio diferido, contabilizando-se os dias de pastoreio e os dias de recuperação da pastagem. A parcela COR-PC foi a que apresentou sempre altura da pastagem mais elevada, seguida da parcela COR-PD. As amplitudes da altura da pastagem, mostram que o pastoreio seletivo ocorreu em todas as parcelas, mas com menor intensidade na parcela NCOR-PD. A produção de matéria seca total foi maior na parcela COR-PD, seguindo-se COR-PC, NCOR-PD e NCOR-PC. A MS foi superior no final da primavera em todas as parcelas. Tanto no outono como no início da primavera, as parcelas destinadas a pastoreio diferido apresentavam valores de MS/ha superiores às parcelas de pastoreio contínuo. Os resultados deste estudo mostram que a aplicação de calcário dolomítico e/ou o pastoreio diferido potenciam o crescimento da pastagem e, consequentemente, a sua produtividade (MS/ha).
URI: http://hdl.handle.net/10174/32872
Type: lecture
Appears in Collections:ERU - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Pastoreio_Resumo_PDF.pdf67.75 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois