|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31117
|
Title: | Literatura na idade dos porquês: a importância da Investigação em Literatura para a Infância e Juventude a partir dos Estudos Literários. |
Authors: | Pereira, Cláudia Sousa |
Editors: | Pires, Maria Laura Bettencourt |
Keywords: | Educação literária Estudos literários Vergílio Ferreira António Lobo Antunes José Saramago Literatura infantojuvenil |
Issue Date: | Dec-2021 |
Publisher: | GAUDIUM SCIENDI, Número 21 |
Citation: | 1. PEREIRA, C.S. (2021). Ler Literatura na Idade dos Porquês: a Importância da Investigação em Literatura para a Infância e Juventude a partir dos Estudos Literários. Gaudium Sciendi, 21, 71-98. |
Abstract: | Analisam-se casos de autores centrais e canónicos da literatura portuguesa contemporânea que, pontual e esporadicamente, escreveram textos dados a ler, ou propositadamente dirigidos, a leitores infanto-juvenis: Vergílio Ferreira, José Saramago e António Lobo Antunes. Pretende-se realçar a importância da investigação no campo de estudos deste subsistema literário, na perspectiva de definição de literatura como sistema, desenhada por Itamar Even-Zohar. Se as obras neste subsistema se caracterizam pela multimodalidade, ou uso de diferentes linguagens para além da verbal que, muitas vezes, é de ocupação mínima das páginas, a abordagem a partir dos estudos literários não pode, em opinião que se argumentará, nem deixar de relacionar a sua especificidade de análise e interpretação com essas outras formas de comunicação estética, nem deixar que as suas metodologias de criação e leitura secundarizem a arte verbal que, sem polémicas, define, ou vai definindo, o que é literatura. |
URI: | https://www2.ucp.pt/resources/Documentos/SCUCP/GaudiumSciendi/GaudiumSciendi_N21/10_ClaudiaSousaPereira.pdf http://hdl.handle.net/10174/31117 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|