Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29992

Title: A Agenda 2030 e a ciência da informação: o contributo das bibliotecas e centros de informação
Authors: Alvim, Luísa
Costa, Teresa
Keywords: Agenda 2030
Bibliometria
Biblioteca
Ciência da Informação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Issue Date: 18-May-2021
Citation: Costa, T.; Alvim, L. (2021). A Agenda 2030 e a Ciência da Informação: o contributo das bibliotecas e centros de informação. IX Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad 2020. Seminário Virtual. Org. Facultad de Ciencias de la Documentación - Universidad Complutense e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) y la Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR). RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., ISSN 1983-5213, Brasília, v. 14, n. 2, p. 617-628,maio /ago.de 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37380/29673
Abstract: A Organização das Nações Unidas realizou em 2015 uma cimeira onde aprovou a Agenda 2030. Esta agenda é ambiciosa e pretende que em todo o universo sejam alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os 17 ODS apontam para todos os setores da sociedade, incluindo as bibliotecas, os arquivos, os centros de documentação. Estas instituições permitem o acesso à informação e apoiam ações de literacia da informação, digital e outras, ajudam os governos locais a perceberem as necessidades em matéria de informação necessárias às comunidades. Este trabalho tem como objetivo apresentar o papel das bibliotecas e centros de informação no apoio e implementação da Agenda 2030 e dos ODS. Para tal realizou-se uma análise bibliométrica e quantitativa da produção científica sobre a Agenda 2030 e os ODS e as bibliotecas e arquivos indexada na Web of Science e na Scopus, no período de 2015 a 2019. Da análise realizada recuperou-se um total de 40 artigos, podendo destacar-se o papel das bibliotecas e centros de documentação em geral, e das bibliotecas públicas e das bibliotecas do ensino superior, em particular. Na maioria dos artigos é notório o papel destas instituições na implementação dos ODS como um todo, e em termos individuais é oODS 4 -Garantir uma educação inclusiva, aquele que se destaca. Salienta-se o papel da IFLA, como principal entidade internacional que representa os interesses dos serviços de informação e dos seus utilizadores e que tem trabalhado para promover a área das bibliotecas como força geradora de uma sociedade informada.
URI: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/37380/29673
http://hdl.handle.net/10174/29992
ISSN: 1983-5213
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

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