|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28837
|
Title: | Ouvir e escrever paisagens sonoras – abordagens teóricas e (multi) disciplinares |
Authors: | Sá, Vanda de Conde, Antónia Fialho |
Editors: | Lessa, Elisa Moreira, Pedro Paula, Rodrigo Teodoro de |
Keywords: | Paisagem Sonora Histórica Évora Musicologia urbana Música sacra plataforma digital Évora |
Issue Date: | 16-Oct-2020 |
Publisher: | Universidade do Minho, Centro Estudos Humanísticos |
Citation: | Lessa, E., Moreira,P., Paula, R.T. (eds.),(2020) Ouvir e escrever paisagens sonoras – abordagens teóricas e (multi) disciplinares. Sá, V. e Conde, A.F., "O Projeto PASEV: Patrimonialização da Paisagem Sonora em Évora (1540-1910), Universidade do Minho, CEHUM, pp.347-362. |
Abstract: | Apresentação do Projeto PASEV- FCT que se concentra no estudo, descrição e mapeamento dos eventos associados à Paisagem Sonora Histórica da cidade de Évora no período compreendido entre 1540-1910. A equipa inter-disciplinar, os objetivos, as tarefas, as coordenadas no quadro da transferência digital de conhecimento por via de uma plataforma acessível ao utilizador comum, são detalhadas. As metodologias e os princípios de natureza científica articulados com a ligação à comunidade são também abordados. A natureza vasta e diferenciada de fontes aparece como uma das preocupações no tratamento da informação e eventos, tendo em conta que a cidade de Évora detém um património de enorme valor e persistência no tempo histórico. O estudo da Paisagem Sonora Histórica possibilita a compreensão da atividade musical a partir de uma perspetiva contextual abrangente. Permite reconstruir contextos, circuitos e mapear a presença da música e dos músicos, entendendo a música como uma atividade social, política económica e cultural. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28837 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|