Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/28241

Title: ALÉM DE UM PROGRAMA CURRICULAR: A FORMAÇÃO ESTÉTICA DE PROFESSORAS/EDUCADORAS DAS INFÂNCIAS
Authors: Ostetto, Luciana
Folque, Assunção
Bezelga, Isabel
Editors: Campos, Miria Izabel
Montiel, Larissa
Keywords: Formação Estética
Arte
Narrativas Docentes
Issue Date: Sep-2020
Publisher: Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS
Citation: OSTETTO, Luciana Esmeralda; FOLQUE, Maria Assunção; BEZELGA, Isabel. Além de um Programa Curricular: a Formação Estética de Professoras/Educadoras das Infâncias. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 27, p. 23-35, set. 2020. ISSN 2237-258X. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12609/5998>. Acesso em: 24 set. 2020. doi:https://doi.org/10.30612/eduf.v9i27.12609.
Abstract: As dimensões interculturais implicadas na profissão docente requerem que não se descuide das dimensões estéticas nos cursos de formação de professores e educadores, reconhecendo a necessidade de aprendizagem no campo das linguagens expressivas, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Perpassando tais questões, o artigo discute dados da investigação que teve entre seus objetivos analisar a presença das dimensões estética e cultural nos currículos de formação docente para a educação infantil e nos percursos de professores em formação inicial da Universidade de Évora (PT). O traçado teórico-metodológico contou com a realização de encontros-ateliês com os estudantes- professores, como espaço-tempo de tecer memórias e narrativas sobre percursos de formação estética. O exercício de rememorar situações que marcaram a educação de sua sensibilidade, mediado pelo contato com múltiplas linguagens ao longo dos encontros-ateliês, projetou narrativas que permitiram- nos identificar elementos-chave dos processos de educação estética ao longo da vida e, com eles, refletir que os cursos de formação docente devem garantir espaço-tempo para experimentação, expressão, criação. Para além de aulas de arte isoladas, a importância de cultivar articuladamente sensibilidade e pensamento, memória e novas experiências, no contato com a natureza, a cultura, a arte, foi referendada.
URI: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12609/5998>.
http://hdl.handle.net/10174/28241
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
CHAIA - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
12609-40179-1-PB.pdf484.78 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois