|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/28133
|
Title: | Princípios da Identidade e da Harmonia Idiomática de António Carlos Jobim |
Authors: | Bastos, Celso Lopes, Eduardo |
Editors: | Leonildo, Levi |
Keywords: | Música Musicologia |
Issue Date: | Sep-2020 |
Publisher: | ERAS |
Citation: | Bastos, Celso; Lopes, Eduardo. “Princípios da Identidade e da Harmonia Idiomática de António Carlos Jobim” (co-autor Celso Bastos), European Review of Artistic Studies, Vol. 11 Nr. 3, 2020, pp. 3-28. ISSN 1647-3558 |
Abstract: | Este artigo tem como objetivo demonstrar que os processos de cifragem utilizados pelo compositor brasileiro Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) estavam muitas vezes ligados à sonoridade almejada por ele e não apenas à facilitação de leitura para os intérpretes, apontando assim questões de uma identidade pessoal artística. Acreditamos que tal abordagem, no que concerne à harmonia, pode contribuir para futuras investigações, bem como para uma melhor compreensão da obra e do processo criativo desse que foi um dos mais importantes compositores de música popular do século XX. Os exemplos foram extraídos das canções Corcovado (Tom Jobim), Por toda a minha vida (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Por causa de você (Tom Jobim e Dolores Duran), Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), Brigas nunca mais (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Ela é carioca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Caminhos cruzados (Tom Jobim e Newton Mendonça), tendo como referência as publicações Songbook Tom Jobim editado por Chediak, e Cancioneiro Jobim, conceibido por Tom e Paulo Jobim, além dos manuscritos e das gravações originais do compositor. No tocante à análise harmónica, os procedimentos e a metodologia têm como referência a cifragem analítica adotada por Guest. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/28133 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|