| 
                
             | 
            
            
            
            
            
                
                
  
    
    
        
            
                
                Please use this identifier to cite or link to this item:
                http://hdl.handle.net/10174/27941
             | 
         
     
     
    
    
| Title:  | Alergia – diagnosticar bem para tratar melhor |  
| Authors:  | Martins, Luís |  
| Keywords:  | Alergia Atopia Alergénios Dermatite Prurido |  
| Issue Date:  | 9-Mar-2020 |  
| Publisher:  | I Conimvepa - Congresso Online Internacional de Medicina Veterinária de Pequenos Animais |  
| Citation:  | Martins L. Alergia - diagnosticar bem para tratar melhor. I Conimvepa - Congresso Online Internacional de Medicina Veterinária de Pequenos Animais. 9 a 13 de março de 2020. |  
| Abstract:  | Humanos e seus animais partilham diferentes condições alérgicas, caracterizadas por várias manifestações, na sequência do contacto com diferentes espécies alergénicas. Insetos, vários aeroalergénios e alimentos integram as espécies sensibilizantes mais frequentes, com manifestações alérgicas cutâneas, oculares e nasais, broncopulmonares e digestivas. Em cães e gatos é a dermatite alérgica, a condição mais frequente, enquadrando-se como i) dermatite atópica; ii) dermatite alérgica alimentar; iii) dermatite alérgica à picada de pulga; iv) dermatite a Malassezia ou v) dermatite de contacto. Já nos cavalos, as manifestações cutâneas pautam-se maioritariamente por urticária. Contudo, não é clinicamente possível diferenciar manifestações cutâneas de alergia alimentar, daquelas de alergia ambiental, sendo necessário recorrer a exames complementares para diagnosticar as espécies alergénicas envolvidas. 
A hipersensibilidade alérgica nos cavalos pode apresentar sintomas cutâneos, como urticária ou eczema, e sintomas respiratórios sob a forma de tosse crónica, a qual pode evoluir para processos de obstrução recorrente das vias aéreas. Podem sofrer, igualmente manifestações alérgicas como o eczema de verão, relacionado com hipersensibilidade à picada de insetos, frequentemente associado a prurido severo, alopecia e formação de crostas. 
Para um eficaz controlo da afeção alérgica é necessária uma abordagem diagnóstica bem dirigida, quer com objetivo evicional, quer imunoterápico.  Torna-se, assim, extraordinariamente importante a identificação, para cada indivíduo, das fontes alergénicas implicadas, como primeiro passo para um diagnóstico preciso. Nesse contexto, uma anamnese aturada, um exame clínico detalhado e o recurso a exames complementares, como os testes cutâneos e o doseamento de IgE específicas, afigura-se o procedimento essencial, perante a suspeita de alergia. Será, dessa forma, possível instituir medidas de evicção alergénica, imunoterapia mais específica e com maior taxa de eficácia clínica, e instituir a medicação imediata mais adequada. |  
| URI:  | https://congresse.me/eventos/conimvepa http://hdl.handle.net/10174/27941 |  
| Type:  | lecture |  
| Appears in Collections: | MED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
  |  
  
    
    
     
    
 
    
    
	
    Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated. 
                    
                      
                 |