Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/25433

Title: Capítulo 10 Agricultura e ambiente
Authors: Mansinho, Maria Inês
Fontes, Magda Aguiar
Madureira, Lívia
Henriques, Pedro Damião de
Editors: Mansinho, Maria Inês de Abrunhosa
Barreira, Madalena
Fontes, Magda Aguiar
Henriques, Pedro Damião de Sousa
Keywords: Agricultura
Ambiente
Empresa agrícola
Gestão agrícola
Economia agrária
Issue Date: Dec-2018
Publisher: ICS Imprensa de Ciências Sociais,
Citation: Mansinho et al, As ciências económicas e sociais no quadro da regionalização universitária, Texto Monográfico II, p.579-623, em A Empresa Agrícola: Das folhas do Feitor à Gestão Ambiental/coord. Maria Inês Abrunhosa Mansinho.-Lisboa: ICS.Imprensa de Ciências Sociais, 2018 ISBN 978-972-671-497-2 CDU 338
Abstract: O agricultor é obrigado e incentivado a ser mais sustentável, até pelo trade-off entre custos de curto prazo e benefícios de longo prazo. As medidas de política e as soluções técnico-económicas que comportam alguns vectores de mudança no sentido de reequilibrar a agricultura com a natureza definem as normas de uma nova gestão ambiental. Em particular, a Política Agrícola Comum tem vindo a incorporar progressivamente soluções minimizadoras dos efeitos negativos da agricultura sobre o ambiente ou potenciadoras dos seus aspectos positivos. A evolução desta política não se faz, porém, sem contradições que vale a pena sublinhar. De acordo com o que acabamos de dizer, procuramos neste texto – nas suas quatro secções – dar respostas actualizadas às questões levantadas pela utilização agrícola dos ecossistemas e dos recursos naturais. A primeira (secção 10.1) reflecte a forma como a consciência ambiental se vai introduzindo nas áreas científicas e na actuação dos agentes económicos. A segunda (secção 10.2) trata da valoração ambiental: avaliação económica de externalidades e bens públicos, nomeadamente no âmbito da utilização de recursos naturais com fins agrícolas. De seguida (secção 10.3) analisa-se a emergência e evolução da política agroambiental na União Europeia. A última secção (10.4) inclui uma breve reflexão sobre o «reencontro da agricultura com a natureza», quer pela via da manutenção de sistemas agrícolas de baixa intensidade, quer pela utilização de tecnologias que respeitem as funções dos ecossistemas, através de práticas conducentes a uma agricultura sustentável.
URI: http://hdl.handle.net/10174/25433
ISBN: 978-972-671-497-2
Type: bookPart
Appears in Collections:GES - Publicações - Capítulos de Livros
ECN - Publicações - Capítulos de Livros
CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
MED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Cap 10 A Empresa Agricola das folhas do feitor à gestão ambiental.pdf308.38 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois