Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/23703
|
Title: | Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio |
Authors: | Vaz, Francisco António Lourenço |
Keywords: | Catecismo Jesuítas Missionação Ensino |
Issue Date: | Apr-2017 |
Publisher: | Revista Teoria e Prática da Educação |
Citation: | Vaz, Francisco A.L, (2017). "Os Jesuítas e o Ensino do Catecismo – A Doutrina Cristã do P. Marcos Jorge e de Mestre Inácio", in Revista Teoria e Prática da Educação, v. 20, n. 1, p. 23-34. ISSN 1415-837X (impresso) e ISSN 2237-8707 (on-line). |
Abstract: | A Companhia de Jesus surgiu num contexto marcado pelo Humanismo e pela Reforma no ambiente universitário da cidade de Paris. Desde início que os Jesuítas se afirmam como arautos e defensores do Catolicismo e tendo como principal finalidade a missionação dos povos. Para essa finalidade os Jesuítas lançaram mão dos meios disponíveis na época, que lhe permitiram alcançar a aceitação das populações, pela escrita e pela palavra. Para conquistar a adesão da realeza, da nobreza e do povo, três meios de informação foram determinantes para os jesuítas: o confessionário, o sermão e o catecismo. Neste trabalho analisa-se a importância que os Padres da Companhia atribuíram ao catecismo, entendido como ensino das verdades da Fé, tomando como fonte um dos manuais mais usados pelos jesuítas no ensino e na missionação, o primeiro livro impresso em Portugal pelos jesuítas: a Doutrina Cristã, do P. Marcos Jorge e depois acrescentada pelo P. Inácio Martins. Procede-se a uma análise do conteúdo e pedagogia desse catecismo e apresentam-se as inovações introduzidas na Doutrina Cristã pelos padres jesuítas. |
URI: | http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44752 http://hdl.handle.net/10174/23703 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|