Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/21646

Title: Violência entre pares na adolescência: Um estudo com estudantes no início e no final do 3.º ciclo do ensino básico
Authors: Rosário, Ana Cristina
Candeias, Adelinda A.
Melo, Madalena
Editors: Tomás de Almeida, Ana
Correia, Isabel
Keywords: Agressão
Vitimação
Bullying
Adolescentes
Issue Date: Nov-2017
Publisher: Revista PSICOLOGIA (Associação Portuguesa de Psicologia)
Citation: Rosário, A. C., Candeias, A., & Melo, M. (2017). Violência entre pares na adolescência: Um estudo com estudantes no início e no final do 3.º ciclo do ensino básico. Psicologia, 31(2), 57-68
Abstract: Resumo: Este estudo propõe-se caraterizar comportamentos de violência entre pares, em função do nível de escolaridade, género e variáveis socioafetivas. Os participantes incluem uma amostra de 80 estudantes do 3.º ciclo do ensino básico (7.º – 9.º anos), avaliados com o QEVE, em dois momentos (7.º e 9.º anos). Os resultados demonstram que: i) as condutas de vitimação e agressão mais frequentes são a exclusão social e a agressão verbal; ii) a taxa de vitimação diminui do 7.º para o 9.º ano, enquanto a taxa de agressão mantém-se estável; iii) os rapazes encontram-se mais envolvidos em situações de bullying físico do que as raparigas; iv) o sentimento face à escola (i.e., gostar da escola) e a perceção de ter amigos revelam-se aspetos protetores especialmente importantes das condutas de vitimação e agressão entre os alunos do nível de escolaridade mais baixo. Estes resultados sugerem uma intervenção educativa diferenciada e orientada para a literacia socioemocional, destacando o papel dos pares na prevenção da violência escolar.
URI: doi: 10.17575/rpsicol.v31i2.1153
http://hdl.handle.net/10174/21646
ISSN: ISSN 2183-2471
Type: article
Appears in Collections:CIDEHUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rosário, Candeias & Melo (2017) Violência entre pares na adolescência Psicologia, 31 (2), 57-68 RESUMO.pdf100.6 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois