Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/17706

Title: A Escola de Perecíveis da Sonae MC como fator chave de desenvolvimento de competências teóricas e práticas dos colaboradores
Authors: Lopes, João Pedro André Ferreira Rodrigues
Advisors: Jorge, Maria de Fátima
Silvério, Marta da Conceição Cruz
Keywords: Formação
Competências
Recursos humanos
Escola de Perecíveis
Training
Competences
Human Resources
Perishables School
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Os Recursos Humanos são hoje para as empresas o seu ativo mais importante e marcam a diferença nos mercados modernos e competitivos. As definições de competências e a consequente Gestão de Competências, complementadas com a Formação permitem um desenvolvimento continuado e sustentado dos colaboradores. Neste sentido as empresas têm criado várias linhas de atuação, aquisição externa e desenvolvimento interno de formação ou criando Academias de formação próprias. Foi o caso da SONAE MC ao desenvolver uma Escola de Perecíveis que tem como objetivo principal formar todos os Operadores de Perecíveis potenciando o aumento de competências. O estudo visa demonstrar como os colaboradores que passaram pela Escola adquiriram, desenvolveram e evoluíram nas suas competências teóricas e práticas. A suportar a análise deste estudo, após apurada revisão bibliográfica e análise documental, estão três linhas de abordagem, comparação atual dos níveis de frequência com o momento antes da formação, dinâmica de grupo ou “Focus Group” e um questionário de autodiagnóstico; ABSTRACT: Human Resources are today’s most important assets to companies and they mark a difference in the modern and competitive markets. The competences definitions and the consequent Competences Management, complemented with Training, allowed a continued sustained development of co‐workers. In this sense companies have created several performance or actuation lines, external acquisition and internal development training or creating their own Training Academies. It was the case of SONAE MC for developing a Perishable School, which has the main goal to train all Perishable co‐Workers. The study try to shows how co‐workers that attended the School acquired, developed and evolved in their theoretical and practical competences. To support this study’s analysis, besides an accurate bibliographic revision and document analysis, there are three approach guidelines, compare the present, frequencies levels, with moment before training, group dynamic or “Focus Group” and auto diagnostic questionnaire.
URI: http://hdl.handle.net/10174/17706
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Anexo6_(Gráficos_Caraterização_da amostra).pdf222.33 kBAdobe PDFView/Open
Anexo5_(Perfis_chefias).pdf144.49 kBAdobe PDFView/Open
Anexo4_(Perfis_Operadores).pdf131.94 kBAdobe PDFView/Open
Anexo3_(Perfis_Totais).pdf145.96 kBAdobe PDFView/Open
Anexo2_(Questionário_de_Autodiagonostico).pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open
Anexo1_(Guião_Focus_Group).pdf65.17 kBAdobe PDFView/Open
A Escola de Perecíveis da Sonae MC.pdf10.08 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois