Abstract: | Elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino
de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, o presente relatório
pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo
de 2012/2013 nas Escolas Secundária/3 Rainha Santa Isabel e EB 2,3/S Cunha
Rivara, situadas em Estremoz e Arraiolos.
O relatório engloba um enquadramento teórico sobre “Aprender através de
diferentes linguagens: Um olhar sobre o cinema na educação artística”.
Por outras palavras, com a utilização de instrumentos audiovisuais, pretendeu-se
optimizar os processos pedagógicos como uma forte vertente prática, com um amplo
raio de ação a nível da utilização de ferramentas, mas também como a nível da
criação e reflexão.
Neste caso, a produção de vídeo como ferramenta pedagógica foi usada com o
objetivo de perceber se o processo de realização de vídeo permite facilitar o
envolvimento dos alunos num ambiente participativo na sala de aula, afim de
aprenderem a tornarem-se mais críticos, ativos, reflexivos, autónomos e seguros.
O relatório possui apêndices, anexos finais e ainda os trabalhos desenvolvidos pelos
alunos; ABSTRACT: Created under the Supervised Teaching Practice of the Master in Visual Art Teaching
in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education. The present report intends to
show the aspects of the practice developed in 2012/2013 at Escola Secundária
Rainha Santa Isabel and EB 2,3/S Cunha Rivara, located in Estremoz and Arraiolos.
The report includes a theoretical framework about "Learn through different
languages: A look over the Cinema in Art Education".
In other words, with the use of audiovisual instruments it was intended to optimize
the pedagogical processes as a strong practical component, with a wide range at the
level of the use of the tools but also as a level of creation and reflection.
In this case, the production of video as a teaching tool was used in order to realize if
the process of video production facilitates the involvement of students in a
collaborative environment in the classroom, in order to learn and become more
critical, active, reflective, autonomous and self confident.
The report has appendices, attachments and also the student works. |