Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/16375

Title: Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo e secundário. Cultura visual no ensino das artes visuais: que relações?
Authors: Mantas, Francisco André Estrela
Advisors: Charréu, Leonardo
Cristovão, Manuela
Keywords: Cultura visual
Formação de professores
Prática de ensino supervisionada
Artes visuais
Cinema
Visual culture
Teachers training
Supervised teaching practice
Visual arts
Cinema
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Na contemporaneidade, a informação e o conhecimento chegam aos jovens por meios essencialmente visuais. A escola tende a deixar de ser o principal espaço para o desenvolvimento das aprendizagens, que encontra agora novos contextos nas visualidades e ritmo da sociedade contemporânea. As teorias pedagógicas baseadas na Cultura Visual constituem-se como uma tentativa de aproximar a escola a esta nova realidade. À educação cabe fornecer aos alunos ferramentas que lhes permitam analisar as imagens que consomem, evitando o afastamento com os conteúdos escolares tradicionais. As Artes Visuais assumem um papel fundamental neste processo. Este relatório procura refletir sobre a experiência em Prática de Ensino Supervisionada para o Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3º ciclo e secundário, realizada na Escola Secundária de Vendas Novas e na Escola Básica André de Resende, procurando uma reflexão abrangente sobre o papel da Cultura Visual nos currículos e na gestão pedagógica das escolas; ABSTRACT: Nowadays, the information and knowledge reach the youth essentially through visual means. The School becomes less and less the ideal learning place, which is now defined by modern society’s rhythms and aesthetics. Pedagogic theories based on visual culture represent an attempt to bring school closer to this new reality. Education’s role becomes that of providing students with tools that allow them to reflect on and analyze the images they absorb, thus avoiding further estrangement with traditional school content. Visual Arts assume a fundamental role in this process. This report aims to reflect upon the knowledge gained from Supervised Teaching Practice for the Masters in Visual Arts Teaching for “3º Ciclo” and highschool, carried out in “Escola Secundária de Vendas Novas” and in “Escola Básica André Resende”, looking for a more far-reaching study on the impact of visual culture on curricula and on the school’s pedagogic management.
URI: http://hdl.handle.net/10174/16375
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Relatório_PES_amantas.pdf5.09 MBAdobe PDFView/Open
ANEXOS.zip67.6 MBZipView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois