Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14822

Title: O casal grávido em contexto de prematuridade: cuidados de proximidade
Authors: Roça, Elsa Maria Balseiro da Silva
Advisors: Pinheiro, Maria Felícia Canaverde Pereira Tavares
Keywords: Prematuridade
Vinculação
Transição para a parentalidade
Prematurity
Attachment
Transition to parenthood
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A prematuridade com todas as suas consequências, constitui um problema mundial. Portugal não é exceção, sendo a taxa de prematuridade nacional elevada em relação à média europeia. No Serviço de Medicina Materno Fetal da Maternidade Dr. Alfredo da Costa, onde desempenhamos funções, o alvo dos cuidados de enfermagem inclui um número elevado de gravidezes de risco que terminam em partos prematuros. A teoria da vinculação contribui para a compreensão da estruturação e manutenção dos laços afetivos do ser humano ao longo da vida. O processo de vinculação tem início durante a gravidez, no entanto, um parto prematuro pelas características do recém-nascido e pelo impacto negativo que tem nos pais, pode comprometê-lo. A transição para a parentalidade que constitui uma crise de maturação no ciclo de vida dos futuros pais, também é dificultada pela expectativa de um parto prematuro. A complexidade dos seus pensamentos sobre o impacto de serem pais, vai agravar-se com o stress e ansiedade inerentes ao internamento hospitalar e à incerteza prognóstica da gravidez e parto. Ao verificar a lacuna existente no cuidar do casal com alto risco de parto pré-termo, foi desenvolvido um projeto de intervenção com o objetivo de facilitar a aquisição de competências de vinculação pelo casal grávido, perante o recém-nascido prematuro. Sendo os enfermeiros prestadores de cuidados, imprescindíveis para a concretização dos objetivos, foi necessário avaliar o seu grau de motivação e as suas competências sobre a prematuridade. Neste relatório de mestrado pretendemos dar a conhecer as atividades desenvolvidas para o alcance dos objetivos traçados no projeto de intervenção. Entre as atividades desenvolvidas contam-se: a elaboração de um protocolo de visita dos casais em risco de parto prematuro à Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais; a efetivação e avaliação dessas visitas e a elaboração de um álbum seriado, para promover as competências no âmbito da parentalidade com o recém-nascido prematuro, nas grávidas/casais que não possam efetuar a visita. Da análise dos questionários aos enfermeiros, para colmatar as necessidades de formação diagnosticadas, resultaram duas ações de formação em contexto de serviço e um dossier sobre a prematuridade; ABSTRACT: Prematurity, with all it’s consequences, is a worldwide issue. Portugal is not an exception, as it’s national prematurity rate is high considering the European average. In the Maternal-Fetal Medical Service of the Maternity Dr. Alfredo da Costa, where we work, the target of nursing care includes a high number of risk pregnancies that end up in pre-term births. The attachment theory contributes to the understanding of the formation and keeping of human affection links along life. The attachment process begins during pregnancy; however, a pre-term birth, by the characteristics of the newborn and the negative impact that has on parents, may compromise it. Transition to parenthood, that means a maturation crisis in the future parents’ life cycle, is also constrained by the expectation of a pre-term birth. The complexity of their thoughts about the impact of being parents will worsen with the stress and anxiety related to hospital internment and the prognostic uncertainty of pregnancy and birth. Noticing the existing gap in care of couples with high risk of pre-term birth, an intervention project was developed with the objective of facilitating the acquisition of attachment skills by pregnant couples towards the premature newborn. As care providers, essential to reach this objective, it was necessary to assess the nurses’ motivation levels and their skills on prematurity. In this Masters report, we intend to reveal the activities developed to reach the objectives outlined in the intervention project. These activities include: the elaboration of a visit protocol for couples at risk of pre-term birth to the Unity of Newborn Intensive Care; the implementation and evaluation of those visits and the elaboration of an album series, to promote the skills on parenthood towards the premature newborn, on pregnant women /couples which can’t make the visits. From the analysis of the questionnaires to the nurses, to fill the identified training needs, we made two on job training actions and a dossier about prematurity.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14822
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
relatório alterado.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open
relatório alterado.docx945.49 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexo S.pptx959.55 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
anexo R.doc40.5 kBMicrosoft WordView/Open
anexo Q.doc46 kBMicrosoft WordView/Open
anexo P.doc40 kBMicrosoft WordView/Open
anexo o2.docx15.56 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexo O.docx15.51 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexo N.docx13.2 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexo M.docx19.66 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexo L.docx17.38 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexo K.docx15.31 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexo J.PDF182.5 kBAdobe PDFView/Open
anexo I.doc61 kBMicrosoft WordView/Open
anexo H.pptx10.7 MBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
anexo G.docx22.3 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexo F.docx34.16 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexo E.pptx8.85 MBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
anexo D.pdf206.97 kBAdobe PDFView/Open
anexo C.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open
anexo B.docx22.25 kBMicrosoft Word XMLView/Open
anexo A.pdf2.36 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois