Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/14672

Title: A aprendizagem das ciências em contextos não formais e suas implicações pedagógicas - Contributos do "Cantinho das Ciências" para o aumento da motivação na disciplina de ciências físico-químicas
Authors: Coelho, Maria Amélia Fialho Gancho
Advisors: Figueiredo, Margarida do Rosário Domingos Terraço
Keywords: Contextos não formais de aprendizagem
Motivação
Trabalho prático laboratorial
Non-formal learning contexts
Motivation
Practical Laboratory Work
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Nesta dissertação pretende-se estudar o impacto que a aprendizagem em contextos não formais, como o clube “Cantinho das Ciências”, exerce sobre a motivação, expetativas e resultados escolares de um grupo de alunos com dificuldades. No “Cantinho das Ciências”, utilizou-se como estratégia primordial, o desenvolvimento de atividades práticas laboratoriais, por este ter sido apontado, pelos alunos, como o recurso educativo preferido, para a abordagem aos conteúdos da disciplina de Ciências Físico Químicas. Para a caraterização da amostra, assim como para a recolha dos dados do estudo utilizou-se o método de inquérito por questionário, cuja análise e tratamento estatístico muito simples permitiu a apresentação qualitativa dos resultados. Trata-se de um estudo de caso, baseado numa investigação ação, realizado com uma amostra constituída por dezanove alunos, de três turmas diferentes, da Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz; ABSTRACT: This dissertation aims to evaluate the impact that the learning in non-formal contexts, as “Cantinho das Ciências” club, exerts on the motivation, expectations and scholar results of a group of students with learning difficulties. The primordial strategy that was applied in “Cantinho das Ciências" in order to approach the contents of Physics and Chemistry module, was the development of practical laboratory activities. This method was chosen because the students selected it as their favorite educational resource. In order to characterize the sample and to collect data from this study were made questionnaires, and the analysis and simple statistical treatment of the answers allowed the qualitative presentation of the results. This case-study is based on action-research, and was applied on a sample that comprises nineteen students of three different classes of the “Escola Básica Integrada de Reguengos de Monsaraz”.
URI: http://hdl.handle.net/10174/14672
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Apresentação da Dissertação_ Cantinho das Ciências.pptx1.21 MBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open
A Aprendizagem das Ciências em Contextos Não Formais e suas implicações pedagógicas.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois