Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12775
|
| Title: | Percursos da atividade literária: do texto como pretexto ao potencial humanizador da literatura |
| Authors: | Souza, Renata Junqueira Girotto, Cyntia Balça, Ângela |
| Keywords: | Literatura Infantil Brasil e Portugal Formação de leitor |
| Issue Date: | 2014 |
| Abstract: | O manual escolar é um importante recurso pedagógico no contexto de sala de aula, sendo frequentemente o único. Todavia, uma análise de livros didáticos de ensino de Língua Materna permite-nos detectar a existência de importantes obstáculos didáticos a uma efetiva aprendizagem da língua, mais especificamente da literatura em sua potencialidade humanizadora. Aqui apresentamos os resultados de um projeto que teve como principal objetivo levar para a sala de aula um livro de literatura infantil, em duas cidades brasileiras e uma portuguesa, substituindo as adaptações que abundam nos manuais. Depois foram feitas atividades antes, durante e depois da leitura com alunos do ensino fundamental, voltadas à formação de crianças leitoras. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/12775 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|