Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12775

Title: Percursos da atividade literária: do texto como pretexto ao potencial humanizador da literatura
Authors: Souza, Renata Junqueira
Girotto, Cyntia
Balça, Ângela
Keywords: Literatura Infantil
Brasil e Portugal
Formação de leitor
Issue Date: 2014
Abstract: O manual escolar é um importante recurso pedagógico no contexto de sala de aula, sendo frequentemente o único. Todavia, uma análise de livros didáticos de ensino de Língua Materna permite-nos detectar a existência de importantes obstáculos didáticos a uma efetiva aprendizagem da língua, mais especificamente da literatura em sua potencialidade humanizadora. Aqui apresentamos os resultados de um projeto que teve como principal objetivo levar para a sala de aula um livro de literatura infantil, em duas cidades brasileiras e uma portuguesa, substituindo as adaptações que abundam nos manuais. Depois foram feitas atividades antes, durante e depois da leitura com alunos do ensino fundamental, voltadas à formação de crianças leitoras.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12775
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo3.docx11.79 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois