Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/12602
|
| Title: | A leitura no contexto da educação pré-escolar |
| Authors: | Balça, Ângela Leal, Eva |
| Keywords: | Literacia emergente Leitura Formação de leitores Supervisão |
| Issue Date: | 2014 |
| Abstract: | Este texto decorre do estudo
realizado no âmbito do Mestrado em
Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica,
concluído numa instituição de
ensino superior portuguesa, e centra-se
nas questões da literacia emergente em
contexto de jardim-de-infância. Dada a relevância desta problemática, interrogámo-nos sobre a forma como os educadores de
infância cooperantes e os estagiários conseguem (ou não), por meio de interações
e práticas de leitura, aproximar as crianças
do livro e da literatura infantil, promovendo
a formação de leitores precoces. Sendo
assim, seguimos a metodologia do estudo
de caso para mostrarmos a realidade de
três contextos de supervisão (A, B e C) no
domínio da abordagem à leitura. Nas conclusões, é evidente que o par pedagógico
C se destaca na promoção de um ambiente
literácito quantitativa e qualitativamente
rico de experiências significativas, refletindo um investimento sério e constante
na promoção da leitura e da escrita. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/12602 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|