Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12446

Title: Avaliação do potencial para aplicação diferenciada de potássio em pastagens permanentes no Alentejo – estudo de caso
Authors: Serrano, João
Marques da Silva, José
Shahidian, Shakib
Keywords: gestão diferencial do potássio
pastagens
VRT
Issue Date: 2014
Citation: Serrano, J., Marques da Silva, J., Shahidian, S. (2014). Avaliação do potencial para aplicação diferenciada de potássio em pastagens permanentes no Alentejo – estudo de caso. Revista de Ciências Agrárias, 37(1), 69-79.
Abstract: As pastagens permanentes pastoreadas ocupam mais de 200 000 ha no Alto Alentejo. Estes solos normalmente não necessitam de adubação com potássio (K) devido à riqueza da rocha mãe. Este estudo teve por objectivo avaliar a dinâmica espacial e temporal do K no solo, durante dez anos, num determinado agro ecossistema e o potencial para implementar adubação diferenciada. A evolução da concentração média de K no solo sugere que as pastagens pastoreadas, no que concerne ao K, são um sistema em equilíbrio. Este estudo, contudo, mostrou que o campo experimental é dominado por uma importante tendência espacial anisotrópica. O efeito combinado do relevo ondulado, com árvores dispersas e animais em pastoreio selectivo e que produzem uma deposição heterogénea de fezes e urina, proporcionam uma notável variabilidade espacial da concentração de K no solo. A estabilidade temporal do K é confirmada pela predominância das áreas temporalmente estáveis no campo experimental. Dentro destas, cerca de 45% apresenta concentrações de K no solo abaixo da concentração média. Tendo por base as recomendações de K no solo, este estudo demonstra o interesse e o potencial para utilizar tecnologias de aplicação variável (VRT) na gestão da adubação potássica em pastagens no sul de Portugal.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12446
Type: article
Appears in Collections:ERU - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
MED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2014_JS_RCA_K.pdf2.29 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois