Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/12084

Title: As dinâmicas do Programa Mais Sucesso, uma «revolução» silenciosa rumo ao sucesso escolar dos alunos: o projeto TurmaMais em turmas do 1º ciclo
Authors: Lourenço, Luís Alexandre Bordalo
Advisors: Verdasca, José Lopes
Keywords: Políticas educativas
Sucesso escolar
Organização escolar
Gestão escolar
Trabalho colaborativo
Avaliação formativa
Monitorização de resultados
Educational policies
School success
School organization
School management
Collaborative work
Formative Assessment
Monitoring result
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O sucesso escolar dos nossos alunos, assim como a sua qualidade, é certamente um dos grandes desígnios a que a escola dos nossos dias se propõe atingir, situação que está sempre presente nos discursos dos decisores politicos e no mundo mediatizado dos nossos dias. Assim, é necessário reunir todos os esforços, para que todos os atores educativos,gestores escolares, estruturas de gestão intermédia, professores/educadores, pais e encarregados de educação, e alunos, tenham condições de articular entre si estratégias e métodos que proporcionem condições aos alunos, para que de facto ele ocorra, não sendo nunca postos de parte os normativos vigentes e que regulam e regulamentam o sistema educativo. A gestão participada e transformadora, conduz a processos de empowerment dos diversos actores da organização escolar. Estes processos fazem apelo aos actores escolares e à sua acção articulada e têm como propósito reforçar a profissionalidade na condução dos processos educativos, por via da negociação, da dinâmica de grupos, da dinamização de reuniões e eventualmente da criação de diferentes estruturas que possam ir ao encontro dos interesses, principalmente dos alunos e da rede educativa em que a escola se insere. Neste âmbito, as dinâmicas do programa mais sucesso, e em particular o projeto TurmaMais, pode contribuir de uma forma muito positiva para o empowerment dos diversos actores em todo este processo, para um verdadeiro sucesso escolar dos alunos e para a construção de instrumentos reguladores do seu processo de ensino-aprendizagem, para que a principal missão a que a escola de propõe atingir seja conseguida, quer em qualidade quer cada vez em maior número; ### ABSTRACT: “The dynamics of the program “mais sucesso”, a silent 'revolution' toward academic success of students - the TurmaMais project in classes of the 1st cycle” The academic success of our students as well as their quality, is certainly one of the great designs that school of today is intended to achieve, a situation that is always present in the discourse of policy-makers and the mediated world today. Thus, it is necessary to gather all the efforts so that all education stakeholders, school administrators, management structures, intermediate, teachers / educators, parents and guardians, and students are able to articulate with each other strategies and methods that provide the conditions to students, so that in fact it occurs, is never discarded and the current regulations governing and regulating the education system. The participatory and transformative processes of management, leads to empowerment of the several stakeholders of the school organization. These processes make appeal to school actors and their articulated action and are intended to enhance professionalism in the conduct of educational processes, through negotiation, the group dynamics, the facilitating meetings and eventually the creation of different structures that can go to the interests mainly of students and educational network where the school is located. In this context, the dynamics of the program “mais sucesso”, and in particular the “TurmaMais” project can contribute in a very positive way for the empowerment of the several stakeholders in this process to a real academic success of students and the construction of regulatory instruments, the process of teaching and learning, so that the main mission of the school is intended to achieve is achieved, both in quality and in increasing numbers.
URI: http://hdl.handle.net/10174/12084
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
z_Dissert_capa_dvd_slim.pdf88.3 kBAdobe PDFView/Open
Dissert_luislourenco.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open
Dissert__luislourenco_Anexos.pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois