Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11843

Title: Performance tradicional e teatro e comunidade: interacções, contributos e desafios contemporâneos. O caso das brincas de Évora
Authors: Bezelga, Isabel Maria Gonçalves
Advisors: Valente, Lucília
Raposo, Paulo
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Ao inquirirmos da afiliação das Brincas ao teatro tradicional, propusemo-nos compreendê-las no contexto das performances culturais, analisando quer o seu sentido na contemporaneidade, quer os seus contributos para a criação teatral comunitária. Entendida a teatralidade com um território maleável onde diversas tradições e inovações cooperam, consubstanciámos a nossa análise em três dados relacionais: A performance, elemento motivado nas relações que postula entre o representado e a representação; A educação implicando cadeias de transmissão, respectivas codificações e processos de construção de conhecimento partilhados; A comunidade como sistema aberto, ao mesmo tempo anfitrião e dador das práticas analisadas. Esta relação a três constituiu-se num interface capaz de gerar regras e implicações próprias, afirmando-se como zona de pertença e de confluências. A metodologia adoptada revelou a multiplicidade de olhares, como área epistemológica de confluências, relevando a pertinência dos processos dialógicos, da incorporação das vozes dos interlocutores e ainda da dimensão projectual de acompanhamento, ao longo de anos, destas práticas performativas. Os resultados da investigação constituíram um esteio particularmente rico que acabou por ancorar as diversas chaves da teatralidade, entendidas como um sistema aberto, de que decorrem os contributos identificados para a criação teatral contemporânea em contextos de desenvolvimento comunitário; ### Abstract: By inquiring the affiliation of Brincas to the traditional theater, we try to understand them in a cultural performance context, analyzing their meaning in contemporary society and their contributions to community theatrical creation. Assuming the theatricality as a territory where many malleable traditions and innovations get together, we based our analysis on three relational key elements: Performance, a social, dynamic and motivated field; Education, a ground involving chains of transmission and the respective coding processes of shared knowledge construction; Community, an open system, both host and generator of the analyzed practices. This three related key elements embody a framework that originates its own rules and implications, asserting itself as an area of belonging and confluences. The methodology mirrored the multiplicity of perspectives and the epistemological confluences, highlighting the relevance of the dialogical processes, the importance of the interlocutor’s voices and the monitoring significance of the performative practices. The research results anchored in several theatricality keys, understood as an open system, from which the contributions for contemporary theatrical creation in community development contexts emerged.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11843
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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