Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11794

Title: A relevância das divisões rítmicas complexas em "adnisorruta" e em "sonho acordado"
Authors: Costa, Manuel Joaquim Ferreira da
Advisors: Bochmann, Christopher Consitt
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A linguagem musical de ADNISORRUTRA e SONHO ACORDADO é “isobemática”1 – isos (que é igual) e bema (que é o passo) – numa técnica baseada numa escala intervalar toda de meios tons em que todos os passos são iguais e cuja estrutura básica sofre procedimentos específicos de derivações, reorganizando a série em prol de uma nova formação temática, parecendo nova, mas que mantém uma relação demonstrável com a série base numa diversidade heterogénea. Tendo em vista a compreensão do ouvinte, procurei que o discurso seja entendido, colocando nele a cada momento uma surpresa e um contínuo interesse, com uma linha melódica principal e uma ou mais linhas secundárias, concomitantemente, abrindo mão da “responsabilidade” polifónica que o contraponto já teve e numa redutibilidade possível dos materiais a uma série geradora. O ritmo é, regra geral, quantitativo e a harmonia é formada por campos harmónicos tecidos do material da série base inicial, com articulações das notas de acordo com as grandezas intervalares da série, cânones, proliferações, contrapontos, rotações, repetições por aumentação, retrogradação e transposição, todas estas técnicas inseridas numa textura que procurei que fosse coerente e consistente; ### ABSTRACT: The musical language of the ADNISORRUTRA and SONHO ACORDADO is “isobematic”, isos (equal) and bema (step) in a technique based a scale of semitones in which all steps are equal and whose basic structure undergoes specific procedures for derivations, rearranging the series to form a new theme form that, in spite of being new, retains a demonstrable link with the base series, creating a heterogeneous diversity. I have tried to make the musical discourse comprehensible taking into account the listener´s understanding, surprising and soothing him at every turn, with a main theme and one or more secondary theme, concomitantly, in order to give up the polyphonic “responsibility” that counterpoint had in the possible reducibility of the materials to one generator series. The rhythms are quantitative and harmony is composed harmonic fields derived from the base material of the original series, with joints according to the interval sizes in the series, with canons, proliferations, counterpoints, rotations, repetitions by augmentation, retrogradation and transposition all techniques together in a texture in which I tried to make coherent and consistent.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11794
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Sonho Acordado.pdf535.16 kBAdobe PDFView/Open
Adnisorrutra sem armação de clave.pdf571.44 kBAdobe PDFView/Open
PROJETO FINAL.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois