Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/11083

Title: A Aprendizagem de Indivíduos Não-alfabetizados Pertencentes a Comunidades com Elevados Índices de Analfabetismo
Authors: Carvalho, Luísa Maria Serrano
Advisors: Nico, Bravo
Keywords: Analfabetismo
Estilos de aprendizagem
Educação de adultos
Educação comunitária
Território
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Assumindo como objectivo central, identificar e caracterizar eventuais estilos de aprendizagem, existentes em comunidades com elevadas taxas de analfabetismo, a presente investigação centrou-se no estudo dos processos de aprendizagem de indivíduos analfabetos de seis localidades do concelho de Alandroal e compreendeu a realização de um estudo de caso, assente numa metodologia bidimensional. A análise descritiva e inferencial corroborou a hipótese de que foi o facto de os indivíduos se localizarem em comunidades, com determinadas características geográficas, culturais, económicas e sociais, que conduziu ao desenvolvimento de determinados saberes/maneiras de fazer, que se traduziram em eventuais estilos locais de aprendizagem. Sustenta-se que, pela sua localização geográfica e pelas dinâmicas comunitárias existentes, os contornos/singularidades do processo de aprendizagem dos inquiridos das localidades de Ferreira de Capelins e, essencialmente, de Juromenha, apresentaram-se com especial relevância./ ABSTRACT - Taking as its central objective, to identify and characterize possible learning styles that exist in communities with high illiteracy rates, this research focused on the study of the learning processes of illiterate individuals from six small villages in the municipality of Alandroal and it included the realization of a case study, based on a two-dimensional methodology. The descriptive and inferential analysis confirmed the hypothesis that it was the fact that the individuals were located in communities with certain geographical, cultural, economic and social characteristics which led to the development of specific knowledge/ways of doing that resulted in possible local styles of learning. It is argued that, by its geographical location and the existing community dynamics, the contours/singularities of the learning processes of the respondents from the localities of Ferreira de Capelins and, essentially, of Juromenha, presented a particular relevance.
URI: http://hdl.handle.net/10174/11083
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Aprendeu para ser o melhor.pdf38.32 kBAdobe PDFView/Open
Aprendeu para certificação social.pdf26.64 kBAdobe PDFView/Open
Aprendeu para certificação formal.pdf22.3 kBAdobe PDFView/Open
Aprendeu para aprofundar o conhecimento.pdf26.96 kBAdobe PDFView/Open
Aprendeu até ser capaz.pdf26.54 kBAdobe PDFView/Open
Aprendeu até cumprir o objectivo inicial.pdf27.11 kBAdobe PDFView/Open
Tentou aprender a ler-escrever.pdf18.2 kBAdobe PDFView/Open
Tentaria aprender a ler-escrever na actualidade.pdf18.9 kBAdobe PDFView/Open
Satisfação com habilitações literárias.pdf29.16 kBAdobe PDFView/Open
Grau de satisfação com aprendizagens realizadas.pdf25.16 kBAdobe PDFView/Open
Gostaria de ter aprendido a ler-escrever.pdf18.12 kBAdobe PDFView/Open
Frequentou a escola.pdf16.85 kBAdobe PDFView/Open
Preocupação com o futuro.pdf23.02 kBAdobe PDFView/Open
QAP_questão15.pdfAnexo 4 - questão 1522.49 kBAdobe PDFView/Open
Diário_do_Sul_2º_Encarte.pdfAnexo 3440.55 kBAdobe PDFView/Open
Diário_do_Sul_1º_Encarte.pdfAnexo 311.6 MBAdobe PDFView/Open
Anexo 2.pdfAnexo 2337.41 kBAdobe PDFView/Open
Existência de oportunidadesde para aprender na freguesia.pdf27.45 kBAdobe PDFView/Open
Auxílio de indivíduos alfabetizados.pdf22.07 kBAdobe PDFView/Open
Preocupação com a formação 1997-2007.pdf26.58 kBAdobe PDFView/Open
QAP.pdfAnexo 429.23 MBAdobe PDFView/Open
Anexo 1.pdfAnexo 134.36 kBAdobe PDFView/Open
Tese_Luísa_Carvalho_JULHO_2011.pdfTese13.63 MBAdobe PDFView/Open
CAPA & SUBCAPA.pdfCapa e subcapa10.78 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois