Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/9082

Title: Projeto de turismo em espaço rural: casas de campo Moinho do Carvalhal
Authors: Martins, Francisco Silva
Advisors: Carvalho, Luísa Cagica
Teixeira, Nuno Delicado
Keywords: Empreendedorismo jovem
Plano de negócios
Turismo
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este trabalho consiste na apresentação de um Projeto de Turismo em Espaço Rural, na vertente Casas de Campo. Trata-se de um plano de negócios sustentado por uma revisão de literatura assente em Turismo, Empreendedorismo, e Ecologia e Sustentabilidade. No plano de negócios estão presentes a análise do meio envolvente, que procura dar uma visão abrangente do setor do Turismo em Espaço Rural e da sua real situação enquanto alavanca da economia local e meio de desenvolvimento sociocultural. Para tal, importa também conhecer e retratar os concorrentes e os potenciais clientes, de modo a poder delinear a estratégia de marketing da empresa com uma comunicação ativa e pacotes atrativos baseados numa estadia no Moinho do Carvalhal, na oferta cultural/turística e na gastronomia regional para atrair mais clientes, nunca esquecendo os stakeholders adjacentes a qualquer empresa e que, no caso do Turismo, englobam, sobretudo, associações e órgãos de poder local e regional. Por fim, este trabalho inclui ainda o Plano Financeiro, o qual permitirá atingir os objetivos traçados, demonstrando a viabilidade de execução do projeto. Aqui, serão analisados os investimentos e financiamentos necessários, as previsões económicas e financeiras do projeto, bem como a avaliação do valor criado e ainda a análise de risco do projeto. Assim, o conjunto da estratégia do Plano de Negócios com o Plano Financeiro retrata um projeto sustentado ao longo dos anos e viável desde o primeiro ano; ## Abstract Project for Rural Tourism - Carvalhal Mill Country Homes This work aims to present a Rural Tourism Project for country homes. It consists of a business plan supported by a literature review on Tourism, Entrepreneurship, Sustainability and Ecology. This business plan includes an analysis of the surrounding environment so as to provide a comprehensive overview of the Tourism sector in terms of rural Tourism, as well as of its real role both as a key driver for local economy and as a means of sociocultural development. It is therefore important to know and to describe the competitors and the potential clients in order to draw up the company’s marketing strategy with both an active communication and attractive packages based on a stay at “Moinho do Carvalhal” (“Carvalhal Mill”), on cultural and touristic promotion and on regional gastronomy, in order to attract more customers. Stakeholders should also be taken into account. In the case of Tourism, they are mostly local and regional authorities. Finally, this work contains a Financial Plan, too, through which the aims of the project can be attained and which, in turn, demonstrates the project’s feasibility. All necessary investments and financing processes are analyzed in this plan, as well as the economic and financial forecasts. The assessment of the value created and the risk analysis of the project are also included here. The Business Plan, together with the Financial Plan, depicts a project that is not only supported over the years but also viable from the first year.
URI: http://hdl.handle.net/10174/9082
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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