Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/7867

Title: A utilização da calculadora gráfica na aula de matemática: um estudo com alunos do 12º ano no âmbito das funções
Authors: Semião, Maria João
Canavarro, Ana Paula
Editors: Magalhães, Olga
Folque, Assunção
Keywords: Ensino da Matemática
Calculadora gráfica
Issue Date: 2012
Citation: o Semião, M. J., & Canavarro, A. P. (2012). A utilização da calculadora gráfica na aula de matemática: um estudo com alunos do 12º ano no âmbito das funções. In O. Magalhães, & A. Folque (org), Práticas de investigação em Educação. Évora: Departamento de Pedagogia e Educação.

Abstract: Pretende-­‐se dar a conhecer um estudo que foi realizado com alunos do 12º ano e que teve como principal objectivo compreender em que situações, porquê e como é que os alunos utilizam a calculadora gráfica na resolução de questões no âmbito do estudo de Funções no 12º ano de escolaridade. Tratou-­‐se de uma investigação de natureza qualitativa, optando-­‐se pela realização de estudos de caso. Constatámos que existem diversos factores que influenciam a utilização ou não da calculadora gráfica por parte dos alunos, nomeadamente as preferências pessoais dos alunos, mas sobretudo o tipo de questões que lhes são propostas e a cultura da sala de aula, em particular as mensagens transmitidas pelo professor e as abordagens às resoluções de exercícios que este privilegia.
URI: http://hdl.handle.net/10174/7867
ISBN: 978-989-95802-2-0
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
SEMIÂO & CANAVARRO DPE2012.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois