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http://hdl.handle.net/10174/39317
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Title: | Alteração das competências de Pensamento Crítico em alunos de disciplinas piloto do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária |
Authors: | Payan-Carreira, Rita Sacau, Ana Ferreira, David Rebelo, Hugo Sebastião, Luis |
Editors: | E. Esteves, D. Estêvão J. Monteiro, M. Correia |
Keywords: | Ganhos de pensamento crítico Currículos híbridos Estratégias pedagógicas |
Issue Date: | May-2024 |
Publisher: | Alteração das competências de Pensamento Crítico em alunos de disciplinas piloto do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária |
Citation: | Payan-Carreira, R., Sacau, A., Ferreira, D., Rebelo, H., Sebastião, l. (2023). Alteração das competências de Pensamento Crítico em alunos de disciplinas piloto do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. In: Livro de Atas do 9.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.23). E. Esteves, D. Estêvão, J. Monteiro, M. Correia (Eds.). Pp. 225-231. Universidade do Algarve. ISBN: 978-989-9127-67-8. |
Abstract: | O "Projeto Think4Jobs" propôs-se implementar currículos mistos de pensamento crítico (PCr) e avaliar os seus reflexos nas capacidades e disposições de PCr dos estudantes. Numa fase inicial do projeto organizaram-se grupos focais para reunir as opiniões de alunos, professores e profissionais (jovens e seniores) sobre as competências de PCr à entrada do mercado do trabalho. Com base nas capacidades e disposições de PCr identificadas como deficitárias pelos representantes do mercado de trabalho, e em parceira com os colegas de um Hospital Veterinário foram desenhadas atividades dirigidas ao desenvolvimento do PCr. Estas foram posteriormente testadas em três disciplinas do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, no ano letivo 2022/2023: 1/ Imagiologia; 2/ Deontologia; e 3/ Ginecologia e Obstetrícia. As alterações no PCr associadas às estratégias implementadas foram medidas por questionários dirigidos às capacidades (Interpretação, Avaliação, Análise, Inferência, Explicação e Autorregulação) e disposições de PCr (Reflexão, Atenção, Organização, Mente Aberta, Perseverança e Motivação Intrínseca, numa abordagem pré-teste/pós- -teste. Embora as intervenções tivessem abrangido 205 alunos, apenas 100 responderam aos inquéritos nos dois momentos. Com este trabalho, os autores pretendem reportar os resultados obtidos e discutir as alterações registadas com as intervenções, a curto prazo, no que respeita às diferentes capacidades e disposições de PCr; e verificar se esta nova abordagem de treino integrado de PCr em contexto de uma aprendizagem imersiva de temas específicos das disciplinas implementadas teria efetivamente promovido o PCr dos alunos que experienciaram a nova metodologia. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/39317 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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