|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34362
|
Title: | Perceção do conflito interparental e perceção de si enquanto aluno |
Other Titles: | Perception of interparental conflict and self-perception as a student |
Authors: | Pires, Heldemerina Martinho, Rita Pereira, Cátia |
Editors: | Silva, B. Almeida, L. Barca, L. Peralbo, M. Alves, R. |
Keywords: | Conflito interparental perceção de aluno Família adolescente, |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. (ISBN: 978-989-8525-71-0) |
Citation: | Pires, H., Martinho, R. & Pereira, C. (2021). Perceção do conflito interparental e perceção de si enquanto aluno. In Silva, B., Almeida, L., Barca, L., Peralbo,M., & Alves, R. (Org.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação. (ISBN: 978-989-8525-71-0). |
Abstract: | Os conflitos nem sempre têm consequências negativas. Contudo, o conflito interparental pode ter
uma capacidade destrutiva, afetando vários aspetos da vida dos filhos na adolescência, bem como
em fases anteriores do desenvolvimento. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar a
perceção do conflito interparental em função da perceção de si enquanto aluno. Participaram no
estudo 139 adolescentes de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 15 e os 18
anos, alunos do 10º ao 12º ano de escolaridade do Ensino profissional. Para a recolha dos dados
foi utilizada a Escala de Perceção da Criança dos Conflitos Interparentais (CPIC). Os resultados
obtidos evidenciam a existência de uma relação entre a perceção do conflito interparental e a
perceção de si enquanto aluno. Verifica-se que os alunos com médias mais elevadas nas
dimensões avaliadas pelo instrumento percecionam-se como sendo “alunos fracos”. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34362 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PSI - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|