Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34063

Title: Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas
Authors: Marques, Rita Patrícia Saraiva
Advisors: Fialho, Isabel
Keywords: Formação contínua
Centro de Formação de Associação de Escolas
Formação de Adultos
Necessidades de formação
Avaliação Externa das Escolas
Continuous formation
School Association Training Center
Adult Training
Training needs
Schools External Evaluation
Formación contínua
Centro de Formación de Asociación de Escuelas
Formación de adultos
Necesidades de entrenamiento
Evaluación Externa de Escuelas
Issue Date: 20-Dec-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A dissertação Centros de Formação de Associação de Escolas: dinâmicas e respostas às necessidades de formação emergentes da Avaliação Externa das Escolas estuda a ligação entre o processo de Avaliação Externa das Escolas (AEE) e o processo formativo adotado pelos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), respondendo, através de um estudo de casos múltiplos, à seguinte questão: Em que medida os planos de formação dos CFAE respondem às necessidades de formação que emergem do processo de AEE? No sentido de responder ao referido anteriormente, recorreu-se a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, como a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a realização de entrevistas e a aplicação de questionários, que envolveram os diretores de CFAE, e os professores responsáveis pelos planos de formação de escolas1 avaliadas externamente nos anos letivos de 2018/2019 ou 2019/2020. Do estudo, conclui-se que os inquiridos reconhecem a pertinência do contributo da AEE no processo de desenvolvimento e na introdução de melhorias nas organizações educativas. No que se refere ao processo formativo, apesar do CFAE e das escolas possuírem ferramentas para o levantamento de necessidades de formação e controlo do processo formativo, o “olhar externo” da AEE é valorizado. As respostas às necessidades de formação identificadas em contexto escolar têm-se efetuado, dentro do possível, principalmente ao nível do pessoal docente. No entanto, encontram-se alguns constrangimentos que se relacionam, sobretudo, com: a imposição de planos formativos pela tutela; as limitações dos programas de financiamento; a falta de recursos humanos e a sobrecarga dos profissionais das escolas; e a conciliação da atividade formativa com outras atividades das escolas e dos CFAE; - Schools Association Training Centers: dynamics and responses to training needs emerging from Schools External Evaluation Abstract: The dissertation: Schools Association Training Centers: dynamics and responses to training needs emerging from Schools External Evaluation studies the link between the process of Schools External Evaluation and the training process adopted by the Schools Association Training Centers, responding, through a multiple case study, to the following question: To what extent do Schools Association Training Centers respond to the training needs that emerge from Schools External Evaluation process? In order to respond to the above, several techniques and data collection instruments were used, such as bibliographic research, document analysis, interviews and the application of questionnaires, which involved the directors of Schools Association Training Centers and teachers responsible for the training plans of schools, that were evaluated externally in the academic years 2018/2019 or 2019/2020. From the study, it is concluded that the respondents recognize the relevance of the contribution of Schools External Evaluation in the development process and in the introduction of improvements in educational organizations. With regard to the training process, although Schools Association Training Centers and schools have tools for surveying training needs and controlling the training process, the Schools External Evaluation “external look” is valued. The responses to the training needs identified in the school context have been carried out, as far as possible, mainly at the level of teaching staff, however, there are some constraints that relate, above all, to: the imposition of training plans by the guardianship; the limitations of funding programs; the lack of human resources and the overload of school professionals; and the conciliation of the training activity with other activities of the schools and of the Schools Association Training Centers; - Centros de Formación de Asociación de Escuelas: dinámicas y respuestas a las necesidades formativas emergentes de la Evaluación Externa de Escuelas RESUMEN: La tesis: Centros de Formación de Asociación de Escuelas: dinámicas y respuestas a las necesidades formativas emergentes de la Evaluación Externa de Escuelas estudia el vínculo entre el proceso de Evaluación Externa de Escuelas y el proceso formativo adoptado por los Centros de Formación de Asociación de Escuelas, respondiendo, a través de un estudio de caso múltiple, a la siguiente pregunta: En qué medida los planes de formación de los Centros de Formación de Asociación de Escuelas responden a las necesidades formativas que surgen del proceso Evaluación Externa de Escuelas? Para dar respuesta a lo anterior, se utilizaron diversas técnicas e instrumentos de recolección de datos, como la investigación bibliográfica, el análisis de documentos, las entrevistas y la aplicación de cuestionarios, en los que participaron los directivos de Centros de Formación de Asociación de Escuelas y los docentes responsables de los planes de formación de las escuelas evaluadas externamente, en los cursos académicos 2018/2019 o 2019/2020. Del estudio se concluye que los encuestados reconocen la relevancia de la contribución de la Evaluación Externa de Escuelas en el proceso de desarrollo y en la introducción de mejoras en las organizaciones educativas. En cuanto al proceso de formación, si bien el Centros de Formación de Asociación de Escuelas y las escuelas disponen de herramientas para el levantamiento de necesidades formativas y el control del proceso formativo, se valora la “mirada externa” de la Evaluación Externa de Escuelas. Las respuestas a las necesidades formativas identificadas en el contexto escolar se han llevado a cabo, en la medida de lo posible, principalmente a nivel del profesorado, sin embargo, existen algunas condicionantes que se relacionan, sobre todo, con: la imposición de planes formativos por parte de tutela; las limitaciones de los programas de financiación; la falta de recursos humanos y la sobrecarga de los profesionales de la escuela; y la conciliación de la actividad formativa con otras actividades de las escuelas y de los Centros de Formación de Asociación de Escuelas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34063
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciencias_da_Educacao_administracao_Regulacao_e_Politicas_Educativas-Rita_Marques.pdf4.75 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois