Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32289

Title: Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza
Authors: Rasteiro, Ana
Folque, M. A.
Valente, Mariana
Editors: Araújo e Sá, M. H.
Morgado, L.
Issue Date: 2022
Publisher: UA Editora
Citation: Rasteiro, A, Folque, M. A. & Valente, M. (2022). Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado, Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 683-695). UA Editora.
Abstract: A investigação, que aqui se apresenta, surge no âmbito de um Doutoramento em Ciências da Educação. Tem como questão de partida “Compreender de que forma as experiências diretas, continuadas e sensíveis de crianças entre os 3 e os 6 anos, em contextos naturais, ressignificadas através de diversas linguagens, são vistas pelas crianças;” o estudo tem como objetivos contribuir para um conhecimento conceptual e praxiológico sobre educação para a sustentabilidade ambiental e investigar os processos e os impactos de experiências de imersão-afetação-compreensão-criação- intervenção das crianças na relação com o mundo natural,privilegiando as suas vozes e significados produzidos ao longo do processo. O quadro concetual valoriza o ser mundo e o desenvolvimento de conexões múltiplas incluindo o humano e o não humano. Refletimos sobre a atual desconexão do ser humano com o mundo natural, que apresenta consequências ameaçadoras para o ambiente. Recorremos, assim aos conceitos de “becoming with” e “Worlding” de Donna Haraway (2008), que nos remetem para o envolvimento ativo do ser humano com a materialidade e o contexto onde as interações ocorrem. O estudo, de natureza qualitativa, desenvolve-se através de processos de investigação-ação-formação realizados numa perspetiva cíclica, onde será constituída uma Comunidade de Práticas de Educadores de Infância na qual se discutem problemas, conceitos, perspetivas teóricas, estratégias, processos e resultados da escuta das crianças, e se planificam as atividades de imersão-afetação em contextos naturais e posteriores revisitações através de diferentes linguagens artísticas e tecnológicas. As ressignificações das experiências que as crianças expressam através de diversas linguagens e modalidades de registos obtidos durante todo o processo, irão constituir o corpo dos dados de análise que nos permitirão dar resposta à questão de partida e objetivos do estudo, assim como potenciar a reflexão dos profissionais no sentido de promover uma educação ambiental efetiva e de qualidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32289
ISBN: 978-972-789-731-5
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rasteiro, Folque & Valente 2022 Ser Mundo- crianças em conexão com a natureza.pdf274.8 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois