|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32289
|
Title: | Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza |
Authors: | Rasteiro, Ana Folque, M. A. Valente, Mariana |
Editors: | Araújo e Sá, M. H. Morgado, L. |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | UA Editora |
Citation: | Rasteiro, A, Folque, M. A. & Valente, M. (2022). Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado, Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 683-695). UA Editora. |
Abstract: | A investigação, que aqui se apresenta, surge no âmbito de um Doutoramento em Ciências da Educação. Tem como questão de partida “Compreender de que forma as experiências diretas, continuadas e sensíveis de crianças entre os 3 e os 6 anos, em contextos naturais, ressignificadas através de diversas linguagens, são vistas pelas crianças;” o estudo tem como objetivos contribuir
para um conhecimento conceptual e praxiológico sobre educação para a sustentabilidade ambiental e investigar os processos e os impactos de experiências de imersão-afetação-compreensão-criação-
intervenção das crianças na relação com o mundo natural,privilegiando as suas vozes e significados produzidos ao longo do processo.
O quadro concetual valoriza o ser mundo e o desenvolvimento de conexões múltiplas incluindo o humano e o não humano. Refletimos
sobre a atual desconexão do ser humano com o mundo natural, que apresenta consequências ameaçadoras para o ambiente.
Recorremos, assim aos conceitos de “becoming with” e “Worlding” de Donna Haraway (2008), que nos remetem para o envolvimento ativo do ser humano com a materialidade e o contexto onde as interações ocorrem.
O estudo, de natureza qualitativa, desenvolve-se através de processos
de investigação-ação-formação realizados numa perspetiva cíclica, onde será constituída uma Comunidade de Práticas de Educadores de Infância na qual se discutem problemas, conceitos, perspetivas teóricas, estratégias, processos e resultados da escuta das crianças, e se planificam as atividades de imersão-afetação em contextos naturais e posteriores revisitações através de diferentes linguagens artísticas e tecnológicas.
As ressignificações das experiências que as crianças expressam através de diversas linguagens e modalidades de registos obtidos durante todo o processo, irão constituir o corpo dos dados de análise que nos permitirão dar resposta à questão de partida e objetivos do estudo, assim como potenciar a reflexão dos profissionais no sentido de promover uma educação ambiental efetiva e de qualidade. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32289 |
ISBN: | 978-972-789-731-5 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|