Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29389
|
Title: | Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo (Linda a Velha) - A abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea |
Authors: | Ribeiro, Irene Aniceto |
Advisors: | Streitová, Monika |
Keywords: | Flauta transversal Ensino Linguagem musical contemporânea Abordagem pedagógica Transverse flute Music Contemporary musical language Pedagogical approach |
Issue Date: | 19-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A primeira parte deste trabalho refere-se ao relatório de estágio, realizado na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, sob a orientação da Profª Drª Monika Streitová e da orientadora cooperante Profª Lídia Serejo. Visa enquadrar o universo da instituição, de seguida abordar mais especificamente a classe de flauta transversal, e registar os conhecimentos adquiridos e também as atividades desenvolvidas no âmbito desta parceria.
A segunda parte mostra a investigação relativamente à abordagem pedagógica da linguagem musical contemporânea, analisando os benefícios e dificuldades da introdução de obras contemporâneas no ensino da flauta transversal, através de entrevistas realizadas a docentes do instrumento e de análise e pesquisa documental. Apresenta-se também uma recolha de obras contemporâneas portuguesas e a sua categorização por níveis de dificuldade; Report of “Prática de Ensino Supervisionada” at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (Linda-a-Velha) – The Pedagogical Approach to Contemporary Musical Language
Abstract:
The first part of this work refers to the internship report, carried out at “Escola de Música Nossa Senhora do Cabo” at “Linda-a-Velha”, within the scope of the curricular unit “Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música” in the Master Degree in Music Teaching at Universidade de Évora, under the guidance of Profª Drª Monika Streitová and the cooperative advisor Profª Lídia Serejo. It aims to frame the universe of the institution, then more specifically the flute class, and record the knowledge acquired and also the activities developed within the scope of this partnership.
The second part shows the investigation regarding the pedagogical approach of contemporary musical language, analyzing the benefits and difficulties of the introduction of contemporary pieces in the flute teaching, through interviews with flute teachers, and documentary research. There is also a collection of contemporary portuguese pieces and their categorization by levels of difficulty. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29389 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|