|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/29207
|
Title: | Soft Skills e relação de ajuda: competências não técnicas dos profissionais de intervenção precoce |
Authors: | Vaz, Ana Leonor Calado |
Advisors: | Franco, Vìtor Leal, Sandrina Encarnação |
Keywords: | Soft skills Relação de ajuda Intervenção precoce na infância Questionário Soft skills Helpgiving relationship Early childhood Questionnaire |
Issue Date: | 3-Feb-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | As soft skills são competências não técnicas que influenciam o sucesso laboral.
São cada vez mais destacadas no mundo organizacional, porém, verifica-se uma lacuna
no que concerne ao seu estudo quanto às profissões de relação de ajuda. No âmbito da
presente dissertação pretende-se estudar quais as soft skills pertinentes para o desempenho
das funções do profissional de Intervenção Precoce na Infância. A amostra foi constituída
por 257 profissionais de IPI em ELI de 16 distritos de Portugal continental, com média
de idades de 43 anos, sendo que 96,1% (N=247) eram do género feminino. Foi usado um
questionário com uma lista de soft skills, previamente validado por especialistas em IPI,
em que os profissionais avaliaram, o nível de importância percebido de cada competência
no desempenho das suas funções laborais. Concluiu-se que, de modo geral, as soft skills,
têm uma elevada importância e são fundamentais para a definição do perfil do profissional
de IPI, entre as quais se destacam a empatia, escuta ativa e trabalho em equipa,
considerando-se assim, que devem ser realizados mais estudos nesta linha de
investigação; Abstract: Soft skills are non-technical skills that influence job sucess. They are
increasingly prominent in the organizational world, however, there is a gap with regard
to their exploration in helpgiving professions. Within the scope of this dissertation it is
intended to study which soft skills are relevant for the performance of the functions of the
Early Childhood Intervention professionals. The sample consisted of 257 early childhood
intervention professionals in local intervention teams from 16 districts in mainland
Portugal, with an average age of 43 years, with 96.1% (N = 247) being female. A
questionnaire was used with a list of soft skills, previously validated by IPI specialists, in
which professionals, the perceived importance level of each competence in the
performance of their work functions. It was concluded that, in general, soft skills have a
high importance and are fundamental for the definition of the profile of the professional
of IPI, among which stand out empathy, active listening and teamwork, thus considering,
that further studies should be carried out in this line of research. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/29207 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|