Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/29207

Title: Soft Skills e relação de ajuda: competências não técnicas dos profissionais de intervenção precoce
Authors: Vaz, Ana Leonor Calado
Advisors: Franco, Vìtor
Leal, Sandrina Encarnação
Keywords: Soft skills
Relação de ajuda
Intervenção precoce na infância
Questionário
Soft skills
Helpgiving relationship
Early childhood
Questionnaire
Issue Date: 3-Feb-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: As soft skills são competências não técnicas que influenciam o sucesso laboral. São cada vez mais destacadas no mundo organizacional, porém, verifica-se uma lacuna no que concerne ao seu estudo quanto às profissões de relação de ajuda. No âmbito da presente dissertação pretende-se estudar quais as soft skills pertinentes para o desempenho das funções do profissional de Intervenção Precoce na Infância. A amostra foi constituída por 257 profissionais de IPI em ELI de 16 distritos de Portugal continental, com média de idades de 43 anos, sendo que 96,1% (N=247) eram do género feminino. Foi usado um questionário com uma lista de soft skills, previamente validado por especialistas em IPI, em que os profissionais avaliaram, o nível de importância percebido de cada competência no desempenho das suas funções laborais. Concluiu-se que, de modo geral, as soft skills, têm uma elevada importância e são fundamentais para a definição do perfil do profissional de IPI, entre as quais se destacam a empatia, escuta ativa e trabalho em equipa, considerando-se assim, que devem ser realizados mais estudos nesta linha de investigação; Abstract: Soft skills are non-technical skills that influence job sucess. They are increasingly prominent in the organizational world, however, there is a gap with regard to their exploration in helpgiving professions. Within the scope of this dissertation it is intended to study which soft skills are relevant for the performance of the functions of the Early Childhood Intervention professionals. The sample consisted of 257 early childhood intervention professionals in local intervention teams from 16 districts in mainland Portugal, with an average age of 43 years, with 96.1% (N = 247) being female. A questionnaire was used with a list of soft skills, previously validated by IPI specialists, in which professionals, the perceived importance level of each competence in the performance of their work functions. It was concluded that, in general, soft skills have a high importance and are fundamental for the definition of the profile of the professional of IPI, among which stand out empathy, active listening and teamwork, thus considering, that further studies should be carried out in this line of research.
URI: http://hdl.handle.net/10174/29207
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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