Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/27213

Title: A Comunicação Matemática na Formação Inicial de Professores: Concepções Manifestadas em Práticas Letivas
Authors: Araujo, Angelica
Borralho, António
Keywords: Comunicação Matemática
Formação Inicial de Professores
Concepções
Anos Iniciais
Issue Date: 2019
Citation: Araujo, A. & Borralho, A. (2019). A Comunicação Matemática na Formação Inicial de Professores: Concepções Manifestadas em Práticas Letivas. In A. Hochhann & C. C, Freitas (Eds.), Formação Docente e Trabalho Pedagógico: Contextos Atuais (pp. 177-192). Goiâna (Brasil): Editora Scotti. (ISBN: 978-65-81104-04-7 (papel)) (ISBN: 978-65-81104-05-4 (E-book)).
Abstract: Durante a fase escolar, a sala de aula, assim como a escola, é o meio social no qual estamos inseridos na maior parte do tempo. Nesse ambiente social, professores e alunos comunicam suas ideias. E, pelo processo de comunicação, elas se transformam em objetos de reflexão, discussão e refinamento; pode-se construir seu significado e torná-las públicas. Por isso, elegemos como objetivo discutir as concepções sobre comunicação matemática manifestadas nas práticas letivas de uma professora em formação inicial.Identificamos que as dimensões dos modos de comunicação (unidirecional, contributiva e reflexivo-instrucional) e dos níveis de comunicação (instrumento de regulação do professor, meio de promover o desenvolvimento da capacidade de comunicação dos alunos e meio de promover o desenvolvimento de significados matemáticos) se manifestam, nas práticas letivas, de forma diferente, quando confrontadas com as concepções.
URI: http://hdl.handle.net/10174/27213
ISBN: 978-65-81104-04-7
ISSN: 978-65-81104-05-4
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros
CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
2019_MIOLO_FORMAÇÃO DOCENTE_VERSÃO PARA REVISÃO (1)-1-7.pdf102.74 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois